Família Rural Cultiva Tradição dos Geruenses

Por: Folha de Sergipe - Política - 7 de Fevereiro de 2018 - 11:03 - Sem Comentários

A convite do amigo Juarez, no último domingo (04.02) o prefeito Pedrinho Balbino, ao lado de Domingos do Lopes/Adarcy, do Presidente da Câmara – Márcio de Corí e da vereadora Prof Edna/Elçon, de meu compadre Eraldo da Onça/Maria e Zé Valter do Serrote, partilhamos de momentos alegres com muitas famílias da região do Sobrado.

O Prefeito e amigos presentes, foram carinhosamente recepcionados por Juarez e a esposa D. Josefina, seus filhos – Vilma, Robson, Vânia e Tatiane, com um saboroso e farto almoço.

Para relembrar os tempos dos Batalhões, Juarez decidiu fazer uma “tapagem de casa”, só que numa era uma casa e sim uma “garagem de Carro de Bois”.
Juarez disse, ” fiz essa “tapagem” para os mais velhos lembrarem e mostrar aos jovens e crianças como era a vida, solidária e participativa.”

Várias famílias compareceram completas, com filhos e netos !

A TAPAGEM

Homens cuidaram do barreiro – quebrando o barro (transportado no Carro de Bois) com enxadas e depois pisando o barro em grupos abraçados e cantando ao ritmo da porca (Gonzaga), do pandeiro – Zé de Domingão, do triângulo – Nivaldo, e da sanfona Reginaldo, puxados pelo cantador e puxador da “porca” seu Gonzaga.

As mulheres – transporte da água para o barreiro e o preparo do almoço.

Foi uma tarde cultural !

O ato da “tapagem” foi completo, aconteceu acompanhado de cantigas e até “luta de perna”, culminando com a obra feita, ou seja, a garagem com paredes prontas, o forró estendeu-se até altas horas numa festança de paz e alegria com as famílias da região.

Assim, a gestão municipal de Tomar do Geru, reconhece publicamente que a família de Juarez e a comunidade do Sobrado dão exemplo, contribuindo com a preservação cultural dos Geruenses.

Tomar do Geru #TransparenciaCompromisso

Deixe seu comentário!

Para: Família Rural Cultiva Tradição dos Geruenses