GOVERNO INVESTE EM CENTROS PROFISSIONALIZANTES

Por: Folha de Sergipe - Destaque Geral» Educação» Slide - 8 de agosto de 2016 - 12:20 - Sem Comentários

É visível o avanço na obra de construção do Colégio Profissionalizante na cidade de Umbaúba, no extremo sul do estado, a 105 km da capital. Essa é uma das unidades voltadas para cursos técnicos que o Governo de Sergipe constrói atualmente. A escola oferecerá 504 vagas voltadas para a cadeia produtiva têxtil, priorizando o acesso também para os jovens dos municípios das regiões sul e centro-sul. Além de Umbaúba, a gestão estadual investe em unidades profissionalizantes em Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora do Socorro e já concluiu as escolas de Itabaiana, Carmópolis, Boquim e Propriá.

 

“Estamos com aproximadamente 70% da obra realizada, já na fase de acabamentos, cobertura, estrutura metálica, instalação elétrica e pintura. É a parte final e a previsão de conclusão é para novembro deste ano”, informou o engenheiro Paulo Agra, da empresa Camel responsável pelos serviços. O Governo do Estado está investindo R$ 10.106.889,58 por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra), com execução da Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (Cehop).

 

Mas o investimento maior é no futuro dos jovens sergipanos. É o que acredita o secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho. “O ensino profissionalizante vai formar e inserir os jovens concluintes do ensino médio no mercado de trabalho”, afirma.

A proposta é atender à demanda do mercado por mão de obra especializada. Por esse motivo, cada centro foi planejado levando-se em consideração as vocações econômicas de suas respectivas regiões.

 

Ter uma profissão é o desejo de qualquer jovem e esta nova oportunidade, bem perto de casa, é a chance que faltava, na opinião da estudante de 24 anos, Reniana Conceição. Ela se mostra esperançosa com a perspectiva de inauguração do Colégio Profissionalizante e acredita que muitos jovens poderão ser beneficiados.

 

“Fiquei feliz por saber que estão construindo uma escola técnica. Espero que venha trazer melhorias porque os jovens da nossa cidade na atualidade necessitam disso. Eu espero que as gestões públicas tenham esse comprometimento com a nossa cidade, que essa escola venha trazer benefícios para os nossos jovens, principalmente nessa região que precisa muito focalizar nisso. Os jovens daqui da nossa cidade infelizmente estão se perdendo e se tiver esse comprometimento sério por parte de quem administra seria muito bom mesmo. Espero que eu tenha a oportunidade de entrar, terminar meus estudos e me especializar em alguma coisa”, relatou.

images-cms-image-000511245

Ensino profissionalizante

Estão em construção também outros dois centros de educação profissionalizante nos municípios de Nossa Senhora do Socorro e Nossa Senhora das Dores, além do que já foi concluído e aguarda inauguração no Jardim, também em Socorro, esse voltado para a área da saúde. Todos eles seguem um modelo padrão de escolas de educação profissional elaborado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, do Ministério da Educação (FNDE/MEC). O objetivo da gestão estadual é construir uma escola profissionalizante em cada um dos oito territórios sergipanos.

Deixe seu comentário!

Para: GOVERNO INVESTE EM CENTROS PROFISSIONALIZANTES