Hemose: grupos de voluntários colaboram com a doação e a ampliação do estoque de sangue

Por: Folha de Sergipe - Saúde - 15 de agosto de 2016 - 17:45 - Sem Comentários

inc_thumb3 (2)De acordo com a gerente de Captação de Doadores, Rozeli Dantas, a mobilização de voluntários e de instituições parceiras é de extrema importância para garantir a manutenção do estoque estratégico.

“Com a mudança do funcionamento da unidade aos sábados, buscamos os parceiros para concentrar as doações na sexta-feira, que antecede o final de semana, e, dessa forma, atender a demanda transfusional da Rede Hospitalar”, ressalta.

Solidários, cerca de 30 membros da Igreja Batista da Graça renovaram o gesto que, este ano, chega à segunda ação. Para o pastor Antônio Sampaio, a igreja cumpre um importante papel ao incentivar a doação de sangue de forma continua.

“Tenho um sonho de ver todas as igrejas evangélicas ajudando a manter o estoque de sangue dos hemocentros. Podemos fazer a diferença exercendo a cidadania cristã, que é ajudar ao próximo como a ti mesmo”, declarou ele.

Wilma Menezes do Nascimento Almeida e Josivânia Oliveira Santos doaram sangue pela segunda vez. Elas relataram que a decisão em colaborar com o serviço surgiu do desejo de ajudar a salvar vidas e o incentivo da igreja Batista.

“Tenho sangue A positivo, sei que é importante”, disse Wilma. “Não tenho palavras para demonstrar minha alegria. Em dezembro estaremos aqui novamente”, afirmou Josivânia.

Campanhas

O Hemocentro de Sergipe receberá ainda este mês as campanhas Mulheres Contabilistas, jovens militares do 28º Batalhão de Caçadores (28 BC), Doando Vidas, Grupo de Jovens de Umbaúba e Associação Gloriense de Doadores de Sangue.

Atualmente, o estoque técnico da unidade está estável graças às iniciativas das instituições parceiras. “As campanhas mobilizadas pelos parceiros são importantes e ajudam a manter o estoque. Porém, nossa meta é aumentar o número de doadores regulares”, destaca Rozeli Dantas.

Doação de sangue

Estão aptos a doar sangue candidatos em bom estado de saúde, idade entre 16 anos completos e 69 anos, peso acima de 50 Kg. Menor de 18 anos somente com termo de autorização dos pais ou responsável legal. É necessário portar documento de identidade original, com foto, válido em todo território nacional.

Mais detalhes sobre o serviço de doação, palestras e hemotur, através dos telefones (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.

Deixe seu comentário!

Para: Hemose: grupos de voluntários colaboram com a doação e a ampliação do estoque de sangue