HU INOVA ATENDIMENTO COM FARMÁCIA AMBULATORIAL

Por: Folha de Sergipe - Saúde - 10 de agosto de 2016 - 12:01 - Sem Comentários

downloadO Ambulatório do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS) está oferecendo um serviço ainda pouco difundido em outras instituições de saúde. Trata-se da Farmácia Ambulatorial, que atualmente atende às áreas da Hepatologia, Clínica Médica e Pulsoterapia. Para quem não conhece, a pulsoterapia é a administração de altas doses de medicamentos por curtos períodos de tempo.

A farmacêutica do HU-UFS, Grace Anne Dória, explica que as consultas farmacêuticas que ocorrem no ambulatório são agendadas conforme o fluxo de cada serviço. “Na primeira consulta é realizada a anamnese farmacêutica, na qual levantamos o histórico do diagnóstico do paciente e dos medicamentos, que estão sendo, e que já foram usados por ele. Em seguida, esse paciente é avaliado para verificação da efetividade do medicamento, suas possíveis reações adversas, se os horários de tomadas estão corretos, entre outros pontos”, detalha.

Diferencial

De acordo com ela, o serviço de farmácia ambulatorial é um diferencial, não sendo comum em outros hospitais. “As principais vantagens do atendimento ambulatorial na área farmacêutica são a otimização do atendimento médico, uma maior adesão do paciente ao tratamento e as ações de ensino e pesquisa”, comenta.

Esses pontos são reforçados por Celina Almeida, também farmacêutica do HU-UFS e atuante na Farmácia Ambulatorial. “Nós sabemos que os pacientes precisam de uma orientação adequada sobre o uso correto de medicamentos, isso também reduz custos para o Sistema Único de Saúde, pois o usuário que se trata corretamente tem menos complicações e, consequentemente, uma melhoria em sua qualidade de vida”, observa Celina.

Ela acrescenta que, em alguns casos, quando há necessidade de intervenção, os médicos são consultados e os casos são discutidos. “Sempre que existe algum tipo de intercorrência, consultamos o médico especialista. É importante ressaltar que para o serviço de farmácia ambulatorial evoluir, contamos também com o apoio de residentes e estagiários, que fazem parte da nossa equipe”, complementa.

Andreza Azevedo

Deixe seu comentário!

Para: HU INOVA ATENDIMENTO COM FARMÁCIA AMBULATORIAL