Ipesaúde Otimiza Serviços Prestados Aos Beneficiários

Por: Folha de Sergipe - Saúde» Slide - 17 de agosto de 2016 - 14:05 - Sem Comentários

8631efdf70eaf6dd759261925ea7157a-250x250Diversas medidas têm sido tomadas a fim de otimizar o perfil da prestação dos serviços de saúde aos servidores públicos a exemplo da atualização cadastral dos beneficiários

Atualização cadastral dos beneficiários e reestruturação das unidades do interior são alguns dos avanços percebidos pelos usuários do Ipesaúde no último ano. Para esclarecer e anunciar novas medidas de otimização do Instituto, o presidente do órgão, Christian Oliveira, reuniu diretores e servidores na manhã desta terça-feira, 16. Durante a reunião, Christian destacou a ampliação do Serviço de Pronto Atendimento (SPA), que funciona ao lado do Hospital da Polícia Militar, (HPM). O Espaço triplicou a capacidade de atendimento e elevou o número de atendimentos de 3000/mês, para 6000/mês, com 95% de resolutividade, ou seja, de cada 100 casos acolhidos, 95 são resolvidos na própria unidade, sem necessidade de transferência.

“Esse serviço será alvo de uma completa reestruturação, adotando um novo conceito de humanização, acessibilidade e os mais modernos protocolos de atendimento, incluindo a adoção do prontuário eletrônico, que possibilitará o acesso a todo o histórico de evolução dos pacientes em todas as unidades do Ipesaúde. Estamos desenvolvendo ações visando modernizar o modelo de assistência, rompendo com práticas não produtivas e buscando, sempre, oferecer um serviço cada vez mais eficiente aos nossos beneficiários e resgatar aquilo que o antigo Ipes sempre foi, que é um prestador de serviço direto, só que agora baseado em conceitos mais avançados”, explicou o presidente.

O recadastramento Emergencial dos Beneficiários, que reduziu de 149 mil para pouco mais de 118 mil beneficiários o universo atendido pela autarquia em todo o estado, também foi destacado pelo gestor. “Foram excluídos milhares de usuários que se encontravam no sistema por erros ou inconsistências cadastrais, o que nos proporcionou fazer um diagnóstico mais preciso de nossas reais demandas e projeções”.

Inaugurações

Com 30% dos usuários da autarquia no interior, a gestão investe na melhoria das unidades descentralizadas. Ações como a reestruturação das unidades de Itabaiana, Lagarto e Propriá demonstram o direcionamento da nova gestão, além das demais unidades em Estância e Nossa Senhora das Dores, que também estão previstas como alvo de intervenções.

“Nós acreditamos que o Ipesaúde pode oferecer um atendimento de melhor qualidade, sobretudo nas unidades do interior, já que 30% dos nossos beneficiários estão no interior. Em cada uma delas, vamos assegurar o atendimento de um clínico geral, de um ginecologista e de um pediatra, dentre outros serviços, garantindo um atendimento inicial que seja resolutivo e de qualidade, uma vez que somos o único serviço de assistência à saúde que tem unidades em praticamente todos as regiões do estado”, salienta Christian.

Novo Modelo de Assistência

Ainda conforme o presidente, a partir de um baixo investimento, levando-se em conta a realidade dos preços nos serviços de saúde, todas as unidades da rede própria como o Centro de Reabilitação Maria Virgínia Leite Franco, unidade de referência em Fisioterapia e terapias análogas; e o Centro de Promoção à Saúde Luciano Barreto Júnior, unidade de referência em programas dirigidos a diabéticos e hipertensos, estão passando por uma reformulação completa em seu funcionamento, dinamizando sua atuação e alcançando resultados positivos na recuperação, controle e prevenção das mais diversas enfermidades tratadas.

“Estas são unidades que estamos reestruturando, investindo em pessoal, a exemplo da contratação de novos endocrinologistas, e num programa de educação continuada, visando elevar o nível de todo o atendimento prestado”, destaca o presidente.

Outra inovação anunciada foi a aquisição de uma nova ambulância, completamente equipada, que complementará os serviços assistenciais disponibilizados no SPA aos beneficiários. “Vamos mudar a face de atendimento, prestação de serviços e sustentabilidade do Ipesaúde, uma vez que também conseguimos aprovar, com a anuência do Poder Legislativo, uma nova sistemática de cobrança por dependentes, seguindo o que já vem sendo feito com todos os planos do mercado, e que garantirá a sustentabilidade desse serviço para os próximos anos. Conseguimos reverter uma situação que beirava o risco de extinção, para um novo horizonte, onde vislumbramos um serviço cada vez melhor para os servidores públicos que são nossos beneficiários”.

Fonte Assessoria

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