Forró Caju 2024: serviço de educação ambiental orienta ambulantes e comerciantes

Forró Caju 2024: serviço de educação ambiental orienta ambulantes e comerciantes

Durante o Forró Caju 2024, uma das maiores festas juninas do Nordeste, a Prefeitura de Aracaju, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), tem intensificado suas ações de educação ambiental. O objetivo é orientar vendedores ambulantes e comerciantes sobre a importância do descarte correto do lixo, visando manter o espaço limpo e seguro durante o evento. O presidente da Emsurb, Bruno Moraes, explica que o órgão tem desempenhado um papel fundamental na gestão dos resíduos sólidos na cidade de Aracaju.

No contexto do Forró Caju, a atuação da empresa é ainda mais crucial devido ao grande volume de pessoas que participam da festa e, consequentemente, ao aumento na produção de lixo. “Para minimizar o impacto ambiental, estamos realizando um trabalho contínuo de conscientização e orientação junto aos comerciantes e ambulantes. Esse é um dos compromissos da gestão do prefeito Edvaldo Nogueira com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente”, comentou. Quem explica mais sobre o trabalho de educação ambiental é o supervisor da Coordenadoria de Resíduos Sólidos, Pedro Augusto.

 

“Estamos trabalhando com informação para explicar que, este ano, estamos com a coleta seletiva dentro da área do show, diferente do ano passado, que estava do lado de fora. Os cooperados estão passando tanto nos bares credenciados, como nos espaços ocupados pelos ambulantes, para recolher todo material que pode ser reciclado. Além disso, nosso papel é orientar também os foliões para que eles compreendam a importância de descartar o lixo no local correto e de ajudar com a coleta seletiva”, reforçou.

 

Nilza Vieira comercializa no Forró Caju há três anos e reconhece a importância do serviço realizado pela Emsurb. “Eu já sabia sobre a coleta seletiva porque sempre busco me atualizar, mas muitos amigos não sabem e esse trabalho de informar e orientar os vendedores é muito importante. Me sinto mais responsável quando ajudo a cuidar do meio ambiente!”, afirmou.

 

O educador ambiental Alan Nunes explica que está atuando em vários pontos do evento realizando abordagens diretas com os vendedores. “Essas ações visam esclarecer dúvidas sobre o descarte correto dos resíduos e reforçar a importância da separação e destinação adequada do lixo. Com a colaboração de comerciantes e ambulantes, é possível reduzir significativamente o impacto ambiental do evento e promover uma cultura de responsabilidade ambiental entre todos os participantes”, completou.