Deso alerta para prejuízos causados por vazamentos de água em imóveis

Deso alerta para prejuízos causados por vazamentos de água em imóveis

Empresa orienta que clientes realizem manutenção regular das tubulações com inspeções periódicas

Os vazamentos de água ocorridos dentro das instalações de imóveis podem causar uma série de transtornos a toda a população. Os impactos vão desde o aumento da conta de água e a danificação da estrutura física da propriedade até a contribuição para o esgotamento das reservas de água potável do estado. Por isso, a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) alerta os usuários a estarem atentos a quaisquer sinais de vazamento interno.

“Consumo na conta de água aumentando consistentemente mês a mês pode ser um sinal de um vazamento não identificado. Além disso, torneiras pingando ou chuveiros e vasos sanitários com vazamentos, indícios de umidade ou manchas em paredes, pisos ou tetos e próximos a tubulações também podem ser evidência de que há algo errado”, explicou a assessora técnica da Diretoria de Operação e Manutenção (DOM) da empresa, Alessandra de Carvalho Costa.

Segundo ela, as principais causas de ocorrências dessa natureza são conexões mal executadas, tubulações antigas ou danificadas, instalações inadequadas e desgaste de componentes internos de torneiras ou válvulas devido ao tempo de uso. “Para evitar os vazamentos, orienta-se fazer manutenção regular das tubulações com inspeções periódicas, especialmente em imóveis antigos”, explicou Alessandra.

Impactos

A assessora técnica destacou que os vazamentos não devem ser subestimados, por menores que pareçam ser. Ela contou que uma torneira de cozinha que, ao ser fechada, continua com um gotejamento rápido, pode desperdiçar cerca de 960 litros de água por mês. “Torneiras pingando e vasos sanitários com vazamento, por exemplo, são alguns dos problemas comuns que podem passar despercebidos, mas que contribuem para o aumento da fatura”, disse.

Há, ainda, os danos ao meio ambiente e ao próprio abastecimento. É que o desperdício de água prejudica a segurança hídrica coletiva. “Os vazamentos também causam danos à infraestrutura dos sistemas de abastecimento, aumentando a demanda, especialmente em áreas com escassez de água”, afirmou ela, ressaltando que os usuários devem se conscientizar sobre a necessidade e a importância da preservação do meio ambiente.