Detran-SE encerra no interior programação do Maio Amarelo na cidade de Capela

Detran-SE encerra no interior programação do Maio Amarelo na cidade de Capela

Várias ações foram realizadas na Praça do Amparo com estudantes da rede pública e privada

O Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran-SE), em parceria com a Secretaria de Municipal de Educação de Capela, realizou na última terça-feira, 28, o encerramento da campanha ‘Maio Amarelo’. O evento aconteceu na Praça Adroaldo Campos, mais conhecida como Praça do Amparo, e teve como objetivo reunir estudantes das esferas pública e particular do município para levar a mensagem do slogan nacional de 2024: ‘Paz no Trânsito começa por você’.

A programação contou com desfile de veículos ligados aos órgãos de trânsito pelas principais ruas da cidade, desfile da rainha do São Pedro, apresentação de poemas relacionados à temática do trânsito, apresentação das técnicas de abordagem do Grupamento Especial Tático de Motos (Getam), palestras educativas para motociclistas, distribuição de Bloquinhos de Multas, apresentações de grupos de dança e teatro realizadas por alunos com temáticas na área de trânsito, estande da Secretaria de Saúde com aferição de pressão, verificação de glicemia e acupuntura auricular.

De acordo com a diretora-presidente do Detran-SE, Naleide de Andrade, o evento encerrou as ações destinadas ao ‘Maio Amarelo’, mas reforçou que a mensagem da campanha estará presente em todo o ano e que a mudança de conduta é a principal forma de prevenir sinistros.  “Foi um mês intenso, com atividades na capital e interior. O ‘Maio Amarelo’ se encerra, mas a responsabilidade por um trânsito seguro continua. Outro fator importante é o estado emocional do condutor. Precisamos emocionalmente estar preparados para conduzir um veículo’, alertou.

Segundo a prefeita de Capela Silvany Mamlak, esse evento em parceria com o Detran, é extremamente relevante para a comunidade estudantil. “A temática do trânsito nos preocupa, principalmente num momento junino onde Capela tem uma programação festiva intensa. Precisamos de condutores conscientes, responsáveis e nada melhor do que estudantes aqui, para que possam ser multiplicadores dessa mensagem de paz no trânsito”, refletiu.

Estiveram presentes ao evento as Secretarias de Saúde e de Educação do município de Capela, a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Grupamento Especial Tático de Motos (Getam), Batalhão de Policiamento de Trânsito de Sergipe (BPTran-SE), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRV) e o Conselho Estadual de Trânsito (Cetram).

Maio Amarelo

O Movimento Maio Amarelo foi criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária em 2014, com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo. Este ano, o Detran-SE estendeu a programação educativa para o interior e em parceria com diversas instituições, realizou várias ações. O movimento encerrou sua programação na capital com o ‘Passeio Ciclístico’ realizado pela Secretaria Estadual da Saúde onde reuniu ciclistas amadores e profissionais, e no interior o encerramento se deu na cidade de Capela onde foi palco de diversas ações educativas envolvendo órgãos de trânsito, comunidade escolar e sociedade civil.