Alese concede Título de Cidadania Sergipana ao Promotor de Justiça Nilzir Soares
Em uma cerimônia bastante prestigiada, os deputados e deputadas estaduais da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) concederam nesta segunda-feira (11) o título de Cidadania Sergipana ao promotor de Justiça Nilzir Soares Vieira Júnior. A solenidade aconteceu no Plenário Pedro Barreto de Andrade e reuniu membros do Ministério Público do Estado de Sergipe (MPE/SE), do Tribunal Regional Eleitoral em Sergipe (TRE/SE), da Procuradoria Geral do Estado (PGE/SE), além de amigos e familiares do homenageado.
Natural de Pão de Açúcar, o promotor de Justiça Nilzir Soares Vieira Júnior ocupa atualmente o cargo de Secretário-Geral do MP/SE. Ele reside em Sergipe desde o primeiro ano de vida, e no morou município de Propriá até o fim da adolescência. Em 1996, ele mudou-se para Aracaju quando foi aprovado em 1º lugar geral no Vestibular, no curso de Direito da Universidade Federal de Sergipe (UFS).
O promotor de Justiça ingressou no Ministério Público de Sergipe no ano de 2003. Para ele é uma grande honra conquistar o Título de Cidadania Sergipana. “Para mim, tem um significado muito especial porque sem demérito e sem negar os laços que me ligam ao estado de Alagoas, mas já me considerava sergipano. Sempre que indagado sobre a minha origem eu sempre respondi que sou propriaense e sergipano. Voltei a trabalhar em Propriá após muitos anos, já que sou promotor titular daquele município. Meu lugar é Sergipe, minha cultura, meu modo de falar e ser é sergipano”, destacou o homenageado.
A deputada Áurea Ribeiro (Republicanos), autoria da propositura, falou do legado do promotor Nilzir Soares ao estado de Sergipe. “Ele tem um relevante serviço prestado à sociedade sergipana, por meio dos vários lugares por onde passou, entre ele o Ministério Público de Sergipe. O título de Cidadania Sergipana para o Dr Nilzir é mais do que merecido. É uma honra para mim, como parlamentar, poder prestigiá-lo desta forma. Agradeço aos deputados que aprovaram a propositura por unanimidade”, declarou.
Histórico
O promotor de Justiça Nilzir Soares é mestre em Direito pela UFS e cursa doutorado em Direitos Humanos pela Universidade Tiradentes. Além disso, é especialista nas áreas m Direito Sanitário. Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) e Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ); e pós-graduado em Direito Processual Civil, com área do conhecimento em Processo Civil, para o Mercado de Trabalho e para o Exercício do Magistério Superior. Universidade do Sul de Santa Catarina.
Nilzir Soares também é ex-presidente da Associação Sergipana do Ministério Público (ASMP), sociedade civil sem fins lucrativos que congrega os membros do Ministério Público do Estado de Sergipe, em exercício, em disponibilidade ou aposentados, nos biênios 2015-2017 e 2019-2021. · Ex-Membro da Comissão Permanente de Defesa da Saúde (COPEDS), do Grupo Nacional de Direitos Humanos (GNDH), do Conselho Nacional de Procuradores Gerais (CNPG). · Membro da Academia Propriaense de Letras, Ciências, Artes e Desportos (APLCAD).
Presenças
Também estiveram presentes na concessão do Título de Cidadania Sergipana o vice presidente da Alese, deputado Garibalde Mendonça (PDT), e os deputados Adailton Martins (PSD), Lidiane Lucena (Republicanos), Cristiano Cavalcante (União Brasil), Georgeo Passos (Cidadania) o deputado federal Gustinho Ribeiro (Republicanos) além do deputado estadual licenciado e secretário de Estado da Casa Civil Jorginho Araújo (PSD), que na solenidade representou o governador Fábio Mitidieri (PSD).
Também estiveram presentes a presidente do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) Susana Azevedo, o conselheiro do TCE/SE José Carlos Felizola Filho além de representantes do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJ/SE).
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular. Clique Aqui