Arraiá do Povo proporciona espaço para lazer e encontro entre amigos

Arraiá do Povo proporciona espaço para lazer e encontro entre amigos

Grupos de todas as idades se reúnem para aproveitar o maior festejo junino do Brasil à beira-mar

Além de ser uma oportunidade para aproveitar o melhor que o período tem a oferecer, o Arraiá do Povo tem se consolidado como um espaço para encontrar amigos em um momento de diversão e confraternização. O evento promovido pelo Governo do Estado na Orla da Atalaia, em Aracaju, já se tornou ponto de encontro para grupos de amigos desfrutarem das atrações na arena de shows, das manifestações culturais na Vila do Forró e de todas as outras opções de lazer disponíveis no local. E não foi diferente na noite deste domingo, 23, véspera de São João.

O barbeiro Andrey Xavier, de 19 anos, e seus amigos Matheus, Claudemir, e Andrey Santos, tornaram-se verdadeiros maratonistas do Arraiá do Povo neste ano, chegando a curtir o evento durante 14 noites. Segundo o jovem, o grupo aproveitou especialmente o projeto ‘Terça do Arrocha’, por meio do qual todas as terças-feiras do evento foram dedicadas ao gênero musical que tem grande popularidade no estado. “É sempre a mesma galera junta. Este ano, o espaço está bem melhor; mesmo nos dias com bastante gente, deu para todo mundo curtir tranquilamente. Os dias em que a gente mais curtiu foram o de Unha Pintada, de Pablo e também o dia 18. As Terças do Arrocha foram as melhores”, considerou Andrey.

Quem também tem aproveitado o Arraiá em grupo é a vendedora Rosa Maria, 23 anos, que curtiu a noite deste domingo acompanhada dos amigos Íthalo, Rubens, Thalys e Thauan. A jovem destacou que, este ano, a estrutura do evento tem possibilitado que todos curtam o momento sem preocupações. “Esta é a minha quinta vez aqui no Arraiá, sempre com esse mesmo grupo e, às vezes, com mais algumas pessoas. Está sendo um momento bem especial, principalmente por toda a estrutura, que permite que a gente realmente curta esse momento tão importante para o nosso estado. Aqui a gente pode se reunir, se divertir, se encontrar e aproveitar”, reiterou.

Já a psicóloga Vívian Firmino, 28 anos, estreou no Arraiá do Povo na noite deste domingo, acompanhada pela prima, Daniela. Ela é do município de Batalha, Alagoas, mas já morou em Aracaju, de forma que, para a jovem, o evento foi uma oportunidade para reencontrar velhos amigos. “Eu estou gostando muito, está muito bonito, animado, o pessoal está gostando, dançando. Está bonito de ver. Eu acho que não tem como o povo cultivar a cultura junina sem estar junto, incentivando a nossa tradição nordestina de se reunir, de dançar, de ouvir as músicas que são nossas. E eu acho que juntando o povo é que a gente realmente consegue incentivar isso e não perder nossas tradições. Eu morei aqui há alguns anos, então já encontrei professores, já encontrei amigos”, destacou.

Assim como ela, a professora Stephanie Cartagena, 28 anos, conheceu o Arraiá do Povo neste domingo. De Ilhéus, Bahia, a turista veio a Sergipe especialmente para curtir os festejos juninos no ‘país do forró’ ao lado das amigas Letícia, Kaynara e Catharina. “Está muito legal. Estou achando muito colorido, muito enfeitado, gostei muito do espaço. É importante manter essa tradição de fazer essas festas para a família, para os amigos, porque acaba englobando todos. A gente vê aqui que nesta festa aqui tem muita criança, tem muita família, tem idosos, então eu acredito que é um evento importante para manter a cultura do forró”, pontuou.

País do forró

Durante 60 dias, o clima junino tomará conta do estado, fortalecendo o turismo, a cultura popular e aquecendo a economia em vários setores envolvidos na realização dos eventos. A programação do Arraiá do Povo e Vila do Forró é uma realização do Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), Secretaria Especial da Comunicação (Secom), Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e Banese, com apoio da Energisa, Netiz e Shopping Jardins, e patrocínio da Eneva, Pisolar, Deso, Maratá, GBarbosa e Serviço Social do Comércio (Sesc).