Comissão de Acompanhamento da Obra da Avenida Perimetral se reúne para diálogo comunitário

Comissão de Acompanhamento da Obra da Avenida Perimetral se reúne para diálogo comunitário

Na tarde desta quinta-feira, 4, os membros da Comissão de Acompanhamento da Obra e Projeto da Avenida Perimetral Oeste (Caop) se reuniram, mais uma vez, para dialogar sobre o andamento das obras e o desenvolvimento do Trabalho Técnico Social (TTS) junto à comunidade local. O grupo é composto por representantes das quatro etapas da construção da nova via.

Durante o encontro, realizado com o objetivo de compartilhar informações e promover o diálogo transparente, foram abordados assuntos referentes ao projeto, incluindo a explicação sobre as vedações do período eleitoral, como a desativação temporária do perfil da avenida Perimetral Oeste e do site aracajuconstruindoofuturo.net; o reforço sobre os canais de atendimento e o fluxo para o registro de demandas da comunidade; a apresentação da nova assistente social que acaba de integrar a equipe social; bem como abriu espaço para que os representantes pudessem expor as dúvidas e solicitações da população a respeito do impacto das obras no território, acolhendo também as demandas referentes ao novo habitacional.

A avenida Perimetral Oeste, importante via do município de Aracaju, tem avançado não apenas em relação à infraestrutura, mas também no que diz respeito ao desenvolvimento social do território onde está inserida. Por isso, é tão importante que a população esteja acompanhando e sempre bem informada sobre tudo que está relacionado ao projeto. Segundo Maria Fabiana Santos, representante da 3ª etapa, a interação contínua com os moradores tem sido fundamental para garantir a divulgação de notícias confiáveis. “Esses encontros têm sido interessantes para que a gente possa ficar por dentro de tudo que está acontecendo na avenida Perimetral. Foi bem proveitoso e vamos continuar atuando para evitar as informações indevidas e, como sempre, a equipe social tem sido atenciosa no atendimento e só temos do que agradecer”, relata.

O Trabalho Técnico Social, por sua vez, tem desempenhado um papel crucial na integração e na mitigação de possíveis impactos à comunidade. “Acreditamos na importância de um acompanhamento próximo e participativo, que permita não só acompanhar a execução das obras, mas também assegurar que os benefícios alcancem toda a comunidade”, explica Márcia Militão, assistente social da Diagonal, empresa contratada pela Prefeitura de Aracaju para a execução do TTS da avenida Perimetral.

As reuniões da Comissão acontecem a cada dois meses, quando novas atualizações são apresentadas e discutidas com a comunidade.

Perimetral Oeste

A obra da avenida perimetral Oeste foi dividida em quatro etapas, em que estão sendo investidos cerca de R$ 150 milhões, o principal investimento dentro do Programa de Requalificação Urbana Construindo para o Futuro, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A nova via terá 7,5 quilômetros de extensão, interligando a capital ao município de Nossa Senhora do Socorro, passando pelos bairros Lamarão, Soledade, Santos Dumont, Bugio e Jardim Centenário.

Ao longo de todo o processo de construção, a gestão municipal está realizando um constante diálogo com a população, bem como, ações sociais com as comunidades diretamente ligadas e a conservação do meio ambiente, devido ao compromisso com o cumprimento das contrapartidas exigidas pelo BID para o financiamento da obra.