Setembro: cores alertam sobre conscientização em defesa da saúde

Setembro: cores alertam sobre conscientização em defesa da saúde

O mês de setembro é marcado por campanhas relacionadas à área da saúde, como a valorização da vida (Setembro Amarelo),  doação de órgãos (Setembro Verde) e doenças cardiovasculares (Setembro Vermelho). Essas campanhas têm como objetivo ampliar o conhecimento da população sobre determinadas doenças, desconstruindo mitos, derrubando preconceitos e auxiliando no diagnóstico precoce.

A cor da campanha

O acesso à informação é uma ferramenta essencial quando se trata de qualquer enfermidade. Os alertas de saúde, identificados por cores, surgiram com o propósito de conscientizar a população sobre o perigo de certas doenças e incentivar a prevenção e o tratamento dessas condições. A cor utilizada em cada campanha é uma forma de divulgar e fixar a mensagem na mente das pessoas. Todas essas iniciativas mensais servem de alerta tanto para a prevenção de doenças quanto para a promoção de debates, conscientização, educação do público e troca de experiências, refletindo no cuidado com a saúde no cotidiano da população.

Setembro Amarelo

O Setembro Amarelo é uma campanha de valorização da vida, com foco na prevenção ao suicídio. De âmbito internacional, a campanha ganhou notoriedade no Brasil em 2013. O dia 10 de setembro é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas as ações se estendem ao longo de todo o mês e, em alguns casos, durante o ano. Atualmente, o Setembro Amarelo® é a maior campanha antisstigma do mundo. O lema deste ano é “Se precisar, peça ajuda!”.

A Assembleia Legislativa de Sergipe adere à campanha há seis anos, em consonância com a Lei nº 8.253, de 2017, de autoria da ex-deputada estadual Ana Lúcia. A  lei determina que, nos últimos 15 dias de setembro, os órgãos de saúde promovam ações para alertar a população sobre a realidade do suicídio no Brasil e no mundo, além de formas de prevenção.

Setembro Verde

A campanha Setembro Verde visa conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos, utilizando meios diversos, incluindo a iluminação de prédios públicos. Em 2020, a Assembleia Legislativa de Sergipe aprovou a Lei nº 8.753de 22 de setembro, que institui a “Semana Estadual de Mobilização de Doadores e de Incentivo à Doação de Órgãos”, realizada anualmente na primeira semana de setembro.

Setembro Vermelho

O Setembro Vermelho foi escolhido como o ‘Mês do Coração’, uma vez que o dia 29 de setembro é celebrado como o Dia Mundial do Coração. A iniciativa foi criada em 2000 pela Federação Mundial do Coração, com apoio das Nações Unidas, para destacar a importância dos cuidados com o coração na saúde geral e chamar a atenção da população para a prevenção das doenças cardiovasculares (DCVs), que são a principal causa de morte no Brasil.

 

 

Ilustração: Foto: Freepik