Mais de 200 técnicos da educação participam da oficina para apropriação dos índices de desempenho escolar de Sergipe
A oficina tem como objetivo criar estratégias pedagógicas para melhorar o desempenho dos alunos e, por conseguinte, aprimorar o processo educacional do estado
A 3ª Oficina de Apropriação de Resultados Educacionais aconteceu nos dias 13, 16 e 17 de setembro, no auditório Hermínia Caldas, na sede da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), em Aracaju. Aproximadamente 210 técnicos das diretorias regionais de educação (DREs), dos 75 municípios de Sergipe, técnicos das secretarias municipais e dos setores internos da Seduc participaram do evento.
A oficina acontece no ano sucessor ao resultado e visa pensar novas ações e programas para aprimorar a qualificação do processo educacional do estado. Essas estratégias pedagógicas serão aplicadas nas escolas das redes estadual e municipais de ensino de Sergipe, com base nos resultados do Índice de Desempenho Escolar de Sergipe (Idese) e do Índice de Desempenho da Educação Básica (Ideb) 2023, para qualificar a aprendizagem, de forma que seja refletida no resultado da edição do ano seguinte.
O chefe do Serviço de Gestão do Sistema de Avaliação Educacional, Alexandre Guimarães, falou sobre as ações que acontecem nas oficinas para avançar e aprimorar os índices. “Os técnicos da Coordenadoria de Estudos e Avaliação, através do Serviço de Gestão do Sistema de Avaliação Educacional – Segsae, discutem esses casos, como escolas com boa proficiência, escolas que têm um bom fluxo escolar ou mesmo escolas desafiadoras que necessitam de um maior esforço, para que esse fluxo melhore, para que essa proficiência melhore. É uma vivência com dados reais e que cada um vai contextualizar a sua realidade”, explicou Alexandre Guimarães.
A secretária adjunta de Educação de Barra dos Coqueiros, Monike Barbosa, esteve presente na oficina e pontuou a importância dessa colaboração entre as redes estadual e municipais para um melhor conhecimento de como está o desempenho dos índices educacionais de cada local e a troca de possibilidades para um melhor resultado nesta edição. “É um momento importante para integrar, principalmente, entre as regiões, os municípios, tirando as dúvidas dos resultados, porque ainda há muita dúvida entre a equipe pedagógica. Então, quando chega esse conhecimento sobre avaliação e aprendemos como trabalhar os indicadores, a gente consegue melhores resultados. O objetivo dessa oficina é melhorar o nível educacional através das avaliações, das observações e análises”, explica a secretária.
“As oficinas são relevantes no sentido de que constituem um momento oportunizado para a apropriação dos resultados, análise dos resultados tanto do Idese quanto do Saese, permitindo que as redes estadual e municipais percebam possibilidades para o desenvolvimento e execução de ações que subsidiem aqueles resultados que não foram satisfatórios. A meu ver, essas oficinas são enriquecedoras pelo fato de que a rede pública de Sergipe tem um olhar voltado para esse dado no intuito de sinalizar possibilidades e ações para o alcance das metas pactuadas”, pontuou o diretor do Serviço de Planejamento e Ensino (Seplen) da DRE 8, Ádson de Lima Silva.
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