Campanha ‘Novembro Azul’ alerta para cuidados com saúde masculina
O Brasil registrou uma média de 47 mortes causadas pelo câncer de próstata por dia em 2023. Com base nestes dados do Ministério da Saúde, a Sociedade Brasileira de Urologia alerta para os riscos de crescimento dos casos de câncer de próstata em todo o mundo.
A SBU explica que o câncer de próstata costuma ter poucos sintomas em sua fase inicial. Por este motivo, é necessário fazer exames de rotina todos os anos para não descobrir a doença em estágio avançado, quando as chances de cura diminuem consideravelmente.
A prevenção leva em consideração principalmente a manutenção de hábitos saudáveis, com alimentação equilibrada, prática de exercícios, peso saudável, redução do consumo de álcool e o abandono do tabagismo. A alimentação precisa ser rica em frutas, vegetais, grãos integrais e gorduras boas e a Organização Mundial da Saúde recomenda, no mínimo, 150 minutos de atividades físicas de intensidade moderada por semana, como caminhadas, corridas, ciclismo e musculação.
A Assembleia Legislativa de Sergipe aprovou a Lei Nº 8.176, de 21 de dezembro de 2016, que institui, no Calendário Oficial do Estado de Sergipe, a campanha ‘Novembro Azul’, dedicado às ações de conscientização da Saúde do Homem.
A lei diz que devem ser realizados, em cooperação com a iniciativa privada e com entidades civis, palestras e debates de esclarecimentos, campanhas, reuniões, encontros, eventos, exames e outras ações educativas e preventivas ao combate de doenças. O objetivo é informar e orientar à população-alvo, aos familiares e à comunidade sobre a promoção, prevenção e tratamento de doenças; promover o acesso da população masculina aos serviços de saúde hierarquizados, nos diferentes níveis de atenção, e organizados em rede, possibilitando melhoria do grau de resolutividade dos problemas e acompanhamento do usuário pela equipe de saúde; iniciar a captação precoce da população masculina nas atividades de prevenção primária; intensificar a capacitação técnica dos profissionais de saúde para o atendimento do homem; disponibilizar insumos, equipamentos e materiais educativos; estabelecer mecanismos de monitoramento e avaliação continuada dos serviços e do desempenho dos profissionais de saúde, com participação dos usuários; e elaborar e analisar indicadores que permitam aos gestores monitorar as ações e serviços e avaliar seu impacto, redefinindo as estratégias e/ou atividades que se fizerem necessárias.
Os prédios públicos devem ser iluminados na cor azul em alusão à campanha para chamar a atenção dos homens quanto a importância do autocuidado. O prédio da Alese está iluminado em azul.
Sintomas
O Instituto Nacional do Câncer (Inca) explica que o início dos casos pode ser assintomático. Os primeiros sintomas costumam incluir diminuição da força do jato urinário, com jato mais fraco ou entrecortado, dificuldade para iniciar ou concluir a micção, necessidade de urinar duas ou mais vezes à noite, dor ao urinar e presença de sangue na urina. Com o avanço da doença, o paciente pode apresentar dores ósseas, emagrecimento, cansaço excessivo e falta de apetite.
Foto: Joel Luiz/Agência de Notícias Alese
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular. Clique Aqui