Brasil tem 56% das crianças das redes públicas alfabetizadas

Brasil tem 56% das crianças das redes públicas alfabetizadas

O Brasil conseguiu alcançar o patamar de 56% das crianças das redes públicas alfabetizadas em 2023. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) considera alfabetizado quem chega ao segundo ano do ensino fundamental.

A meta para este ano é chegar a 60% de alfabetização e subir gradativamente até 80% em 2030. O estudo mostrou ainda que Sergipe alcançou 31% de crianças alfabetizadas no ano passado e a meta para 2024 é chegar a 38%.

Na próxima quinta-feira, 14, é celebrado o Dia Nacional da Alfabetização. A Assembleia Legislativa de Sergipe aprovou a Lei Nº. 8.597, de 07 de novembro de 2019, que institui o ‘Programa Alfabetizar pra Valer’, que estabelece as bases do Pacto Sergipano pela Alfabetização na Idade Certa.

O Pacto Sergipano estabelece as bases para a garantia da alfabetização de crianças até os sete anos de idade. Para tanto, o Programa tem como eixos a formação de professores e de gestores escolares, além da oferta de materiais complementares para formações e práticas pedagógicas, qualificação da avaliação e do monitoramento de resultados educacionais, premiação das escolas com os melhores resultados, apoio para melhoria das escolas com os menores resultados e fortalecimento da gestão escolar.

Os Municípios que aderirem ao Programa Alfabetizar pra Valer podem ser beneficiários de serviços, investimentos e recursos ofertados pelo Governo do Estado para realização de atividades previstas nos eixos do programa. A Lei ainda instituiu o Prêmio Escola Destaque, destinado às escolas públicas que tenham obtido os melhores resultados.

Foto: Pixabay