Alese e Exército Brasileiro destacam a ‘Jornada em Comemoração dos 80 anos da FEB’
Em 2 de julho de 1944, soldados brasileiros partiram rumo aos campos de batalha no front italiano da Segunda Guerra Mundial marcando o início de uma das mais notáveis campanhas militares da história brasileira. Por isso, o ano de 2024 marca uma data significativa: 80 anos do embarque da Força Expedicionária Brasileira (FEB). Para honrar a memória dos veteranos sergipanos neste episódio, a Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), o 28° Batalhão de Caçadores (Batalhão Campo Grande) e a 6ª Região Militar realizam nesta segunda-feira, 25 de novembro, uma série de homenagens e palestras através da ‘Jornada em Comemoração dos 80 anos da FEB’ destacando a atuação dos soldados que honraram Sergipe e o Brasil.
Às 11h, acontecerá no plenário Pedro Barreto de Andrade (sede do Poder Legislativo), a Sessão Especial que concede o Título de Cidadania Sergipana ao Comandante da 6ª Região Militar, General de Divisão André Luiz de Aguiar Ribeiro de autoria do deputado Luciano Bispo. No período da tarde, às 14h, o auditório da Escola do Legislativo Deputado João Seixas Dória -Elese-, sedia o Seminário “80 Anos da Força Expedicionária Brasileira” com inscrição disponível no início do evento.
Às 19h30, uma solenidade militar (aberta ao público) será promovida no 28º Batalhão de Caçadores (Batalhão Campo Grande) encerrando o ciclo de homenagens em alusão à data comemorativa.
Histórico
Ao longo de cinco escalões, entre 2 de julho de 1944 e 8 de fevereiro de 1945, aproximadamente 25.000 homens e mulheres foram enviados para a Itália enfrentando os desafios inerentes à travessia do Oceano Atlântico em tempos de guerra. Uma jornada permeada de perigo e incerteza, onde a ameaça constante dos temidos submarinos alemães predominava sobre cada embarcação.
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular. Clique Aqui