Prefeitura de Lagarto e Agência de Desenvolvimento do Centro-Sul discutem projetos culturais

Prefeitura de Lagarto e Agência de Desenvolvimento do Centro-Sul discutem projetos culturais

Entre os assuntos em pauta, foi discutida a primeira edição da Feira de Artesãs do Centro-Sul Sergipano, prevista para ocorrer no mês de março, quando se comemora o dia do artesão

Na manhã desta quarta-feira, 5, o secretário municipal de Cultura (Secult), Nenê Prata, esteve reunido com membros da diretoria da Agência de Desenvolvimento do Centro-Sul, e do Sebrae, para tratar de projetos culturais que alavanquem a economia criativa do município, assim como de todo o território. Entre os assuntos em pauta, foi discutida a primeira edição da Feira de Artesãs do Centro-Sul Sergipano, prevista para ocorrer no mês de março, quando se comemora o dia do artesão.

De acordo com o gestor da Secult, Nenê Prata, a reunião reafirma o compromisso do prefeito Sérgio Reis quanto ao desenvolvimento da cidade e do território como um todo.

“Esta reunião pode ser definida como parte da nova história que está sendo escrita em Lagarto, em especial da sua cultura. Mas, para que possamos efetivar os projetos e ações nesse sentido, é necessária a construção de um elo entre a gestão e os agentes desse nicho”, disse.

Nenê também acrescentou que “ainda permeia na classe artística local um sentimento de desconfiança, mas a nossa função é fazer com que a cultura popular lagartense reacenda, possibilitando ao município maior visibilidade de sua grandeza culinária, artesanal e das manifestações culturais. Lagarto já é referência positiva para todo o estado, e isso é maravilhoso”, falou.

A representante das artesãs lagartenses, Aline Nascimento, corroborou com o posicionamento do secretário e enfatizou sua expectativa quanto às políticas afirmativas que o Executivo Municipal deverá desenvolver.

“O nosso desejo é de que nossa valorização se torne realidade. Enquanto artesã, tenho percebido o interesse da gestão em desenvolver projetos e ações que resultarão em ganhos para nós profissionais e para toda a comunidade. A cultura é a identidade de um local e de um povo, e precisa de investimentos para se manter”, pontuou.

Já o coordenador de Cultura, Turismo e Economia Criativa, da Agência de Desenvolvimento do Centro-Sul, Toni Lander, destacou sua percepção quanto à disponibilidade da Prefeitura de Lagarto em trabalhar essa pauta.

“Esta reunião é uma forma de tornar viva e prática a sensação positiva dos bons ventos que a gestão do prefeito Sérgio Reis vem implantando. Enquanto Agência de Desenvolvimento, saímos daqui entusiasmados para desenvolver parcerias que promovam a visibilidade da cultura local e do território como um todo, nos níveis estadual, regional e nacional”.

Representando o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Sergipe (Sebrae/SE), a agente territorial, Adriana Sobral, descreveu o encontro como um momento para pensar projetar novas formas de impulsionar o artesanato, a culinária e as manifestações artísticas lagartenses e de todos os demais municípios que compõem o território Centro-Sul do estado.

Adriana também destacou que a ação que marcará a efetivação dessa união intersetorial será a primeira Feira de Artesãs do Centro-Sul Sergipano, que está prevista para acontecer em Lagarto, no mês de março, quando é celebrado o Dia do Artesão.

“Lagarto foi escolhida para sediar a primeira edição desse projeto, o que comprova os avanços que vêm ocorrendo na cidade, assim como a força que tem a união dos municípios. A gente acredita na valorização da cultura e do artesanato e que ambos contribuem positivamente no desenvolvimento da economia local”, enfatizou.

A reunião também contou com a presença do assessor técnico, Jonas José Neto, da diretora de Arte e Cultura, Franciele Almeida, e da coordenadora de Cultura da Secult, Dayane Lorena. Além destes, ainda esteve presente no encontro, Márcio José de Oliveira, diretor de Desenvolvimento Econômico da Agência de Desenvolvimento do Centro-Sul Sergipano.