Governo do Estado reconhece decreto municipal que declara situação de emergência pelas chuvas em Lagarto

Governo do Estado reconhece decreto municipal que declara situação de emergência pelas chuvas em Lagarto

O decreto considera os impactos causados à segurança da população e aos patrimônios públicos e privados

O Governo do Estado, por meio do Diário Oficial desta quarta-feira, 5, publicou um decreto que homologa a situação de emergência declarada pela Prefeitura de Lagarto, em razão das fortes chuvas que atingiram o município em janeiro deste ano.

O decreto considera os impactos causados à segurança da população e aos patrimônios públicos e privados, além de destacar a situação de anormalidade climática constatada pelo Parecer Técnico do Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil (Depec).

A medida obriga, ainda, ações conjuntas dos Poderes Públicos Federal, Estadual e Municipal para garantir todo o suporte necessário à população, a fim de reduzir os danos sofridos.

De acordo com o tenente-coronel Silvio Prado, diretor da Defesa Civil do Município, com o decreto, o município fica apto a receber recursos e ajuda humanitária por parte do Governo do Estado.

“A partir de amanhã serão entregues 98 cestas básicas, kits de higiene pessoal, kits de limpeza e colchões, por meio desse reconhecimento do Governo do Estado aos danos humanos e materiais sofridos. É uma forma de angariar recursos e auxiliar, neste momento difícil, a Prefeitura de Lagarto, que não tem uma capacidade de resposta para atender a todas as famílias afetadas pelas chuvas”, destacou o tenente-coronel.

Prefeito Sérgio Reis e tenente-coronel Silvio Prado, diretor da Defesa Civil do Município, durante visitas às famílias afetadas pelas chuvas

Decreto municipal

No dia 22 de janeiro, o prefeito Sérgio Reis decretou situação de emergência em virtude das chuvas do dia 15 de janeiro, que afetaram diversas áreas do município, a exemplo das proximidades do Balneário Bica e do Ginásio Ribeirão, dos bairros Matinha, Loiola II, Jardim Campo Novo, além da Estrada da Barragem.

Por meio do decreto municipal, o prefeito autorizou a mobilização e atuação integrada de todos os órgãos municipais, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Ordem Pública e da Defesa do Patrimônio (Semop).

“O reconhecimento por parte do Governo do Estado nos garante o apoio necessário para mitigar os impactos que atingiram diversas famílias em nosso município. Em momentos como este, é importante saber que podemos trabalhar em conjunto com a esfera estadual para proporcionar o suporte necessário à nossa população”, agradeceu o prefeito Sérgio Reis.