Aluno do Colégio Estadual João Batista Nascimento representa Sergipe no Programa Jovem Senador

Aluno do Colégio Estadual João Batista Nascimento representa Sergipe no Programa Jovem Senador

O estudante Andrew Sander ficará em Brasília até o dia 9 de agosto vivenciando as práticas de política parlamentar

O aluno Andrew Sander, do Colégio Estadual João Batista Nascimento, em Nossa Senhora do Socorro, está em Brasília para participar de uma vivência legislativa por meio do programa Jovem Senador. Ele viajou no domingo, 4, e ficará na capital federal até o dia 9 de agosto representando Sergipe, juntamente com jovens senadores de outros estados. Nos próximos dias, o estudante terá a oportunidade de vivenciar a prática política parlamentar por meio da simulação do trabalho legislativo dos senadores e senadoras.

Em Brasília, Andrew, juntamente com a professora Fabiana dos Santos Sabino e a coordenadora estadual do Programa, Nádia Cardoso, participam da vivência legislativa. O aluno é orientado sobre como atuar como representante de seu estado durante as sessões plenárias e reuniões das comissões temáticas. No fim de semana, o jovem senador discutirá sobre vários temas, com o objetivo de escrever um projeto de lei que vise à melhoria em algum aspecto do Brasil.

Nesta segunda-feira, 5, os jovens senadores de cada estado tomaram posse, entraram na sessão acompanhados de seus professores orientadores com a bandeira de cada estado, e receberam o diploma e a medalha. “Durante esses dias teremos os debates, conheceremos o congresso, o senado federal, e no final vamos defender nossos projetos e apenas um deles poderá ser incluso e tramitar como uma lei real”, explicou o jovem senador Andrew Sander.

Para ele, é importante participar por conta da apatia que o jovem tem com a política, e poucas escolas fazem um estudo contínuo do que é política e qual a importância dela. “Também pela falta de conhecimento sobre o que é democracia, que seria a participação do povo. Se o povo não participa, não faz sentido ter democracia. O programa faz o oposto e traz uma oportunidade única”, comenta o estudante.

Sobre o programa

O Programa Jovem Senador é uma ação institucional do Senado Federal, que proporciona aos estudantes uma simulação do trabalho legislativo dos senadores. A seleção dos participantes ocorre por meio de um concurso de redação, que é realizado pela Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc). O autor da melhor redação do estado e do distrito federal torna-se o jovem senador do ano.

A coordenadora Estadual do Programa Jovem Senador, Nádia Cardoso, destacou o valor importante que a participação no programa vai proporcionar ao aluno como cidadão. “O Programa Jovem Senador apresenta aos nossos estudantes as possibilidades de eles amadureçam como cidadãos responsáveis, com autonomia para pensar sobre o país em que vivemos, e que temos responsabilidade de melhorar nossa vida, do nosso povo e do nosso planeta”.