Atletas e federações sergipanas comemoram ampliação do Programa Seleções

Atletas e federações sergipanas comemoram ampliação do Programa Seleções

Iniciativa visa promover a excelência esportiva e o fortalecimento do esporte através do apoio financeiro para seleções sergipanas

O anúncio da edição 2024 do Programa Seleções, lançado na última terça-feira, 14, foi celebrado por atletas e federações esportivas do estado, pois nesta edição as modalidades atendidas foram ampliadas. Além dos esportes coletivos já beneficiados: basquete, futsal, handebol e voleibol, neste ano o ‘Seleções’ beneficiará o atletismo e a natação.

O programa do Governo de Sergipe, executado pela Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Seel), disponibiliza para cada federação R$ 50 mil anuais, com investimento total do programa de R$ 300 mil. Além do apoio financeiro para a aquisição de equipamentos e a realização de treinamentos, o programa também oferece capacitação para os treinadores e atletas, visando elevar o nível de competitividade e o desenvolvimento pessoal.

Segundo Ethel Menezes, presidente da Federação Sergipana de Atletismo (FSAT), a inserção da modalidade no programa fará a diferença na vida de muitas crianças que sonham em fazer atletismo. “Estamos muito empolgados com essa oportunidade de fazer parte de um projeto tão inspirador. Com esse apoio, ofereceremos aos nossos jovens atletas uma experiência esportiva mais enriquecedora”,  considera.

Gabriel Borges, atleta do voleibol, destaca a importância do programa e comenta que foi graças a ele que pôde participar de grandes competições fora do estado. “Quero continuar meus treinos e crescer cada vez mais no esporte, representando Sergipe em outras disputas para trazer muitos títulos para casa’’, expressa o atleta.

Ampliação estratégica

A secretária do Esporte e Lazer, Mariana Dantas, relata que o governador apresentou o desafio de ampliar as modalidades atendidas pelo programa. “Então nós adotamos como critério selecionar modalidades onde Sergipe possui o maior número de vagas de participação nos Jogos da Juventude e nos Jogos Escolares Brasileiros, por isso entraram o atletismo e a natação. Tenho certeza que, com essa adesão, os atletas terão uma melhora significativa em seus resultados, a exemplo do handebol, que subiu de divisão em Ribeirão Preto no ano passado”, destaca.

No processo de análise, todas as federações submeteram à secretaria um plano de trabalho com o calendário de treinamento e competições, aquisição de materiais, contratação de profissionais, entre outras atividades que serão acompanhadas pela Diretoria de Esporte Educacional da Seel.

O diretor de Esporte Educacional da Seel, Ulisses Máximo, complementa que o ‘Seleções’ está mais amplo não apenas nas modalidades atendidas, mas também em sua concepção. “Como contrapartida do valor investido, as federações têm que ministrar cursos de capacitação para professores da rede estadual, a fim de que possamos elevar o nível de conhecimento e abrangência do esporte escolar em nosso estado, além dos intercâmbios entre profissionais e atletas nas categorias, desde o sub12”, detalha.

Com a atualização do programa, somadas às outras iniciativas do governo de Sergipe, o esporte sergipano vive uma nova fase, incentivando o aperfeiçoamento dos atletas e abrindo caminhos para que possam se destacar no cenário nacional e internacional.