Balanço do Nordeste se destaca na Vila do Forró na véspera de São João
Elementos culturais como barco de fogo, bumba meu boi, Lampião e Luiz Gonzaga são retratados na apresentação
As quadrilhas juninas têm levado apresentações que fortalecem o pertencimento da identidade cultural nordestina ao Barracão da Sergipe, na Vila do Forró. Neste domingo, 23, véspera de São João, a Balanço do Nordeste, de Umbaúba, fez um passeio pelas manifestações folclóricas e artísticas de Sergipe e do Nordeste. Elementos como o barco do fogo, bumba meu boi, vaqueiro, Lampião, Luiz Gonzaga, samba de coco e os três santos juninos são retratados na coreografia do grupo.
Para o quadrilheiro Orlanio Macedo, rei dos festejos juninos, é importante estar se apresentando em uma data tão simbólica. “É uma sensação gratificante poder transmitir para o público toda a emoção, alegria e dedicação que temos. Me sinto realizado, a palavra que me define é gratidão”, afirma. Aos 17 anos, Sophia Albino ressalta a gratidão e o orgulho que tem por ser a rainha do país do forró. “Precisamos manter essa cultura viva e estimular também outras mulheres trans a dançar quadrilha. Estar aqui é motivo de força, resistência e alegria”, salienta.
A turista carioca Sílvia Mota chegou a Sergipe na última sexta-feira, com um grupo de quinze amigos. Ela conta que estava ansiosa para acompanhar a quadrilha junina. “Os quadrilheiros se apresentam com graça, eles gostam de dançar, são animados”, considera.
A aposentada Carmem Souza e o marido, Francisco, são de Lauro de Freitas, Bahia, e também gostam das quadrilhas. “As coreografias são bem ensaiadas, eles conseguem ter sintonia. É bonito de ver”, destaca Carmen. “Dancei em quadrilha na minha juventude, me sentia tão feliz quando me apresentava, que não dá para descrever. É importante demais manter essa tradição”, comenta Francisco.
A aposentada Iracema da Cruz Muniz levou as três netas para assistir. “Já é a segunda vez que eu vejo quadrilha esta semana, gosto muito. Minhas netinhas estavam pedindo e eu não posso negar. Já disse que semana que vem, trago de novo”, garante.
Fundada em 2015, a quadrilha junina Balanço do Nordeste foi a campeã do concurso Arranca Unha 2024, realizada pelo Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê(Funcap).
País do forró
Durante 60 dias, o clima junino tomará conta do estado, fortalecendo o turismo, a cultura popular e aquecendo a economia em vários setores envolvidos na realização dos eventos. A programação do Arraiá do Povo e Vila do Forró é uma realização do Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), Secretaria Especial da Comunicação (Secom), Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e Banese, com apoio da Energisa, Netiz e Shopping Jardins, e patrocínio da Eneva, Pisolar, Deso, Maratá, GBarbosa e Serviço Social do Comércio (Sesc).
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular. Clique Aqui