Cerimonialistas planejam eventos e resguardam a imagem da instituição
Nesta terça-feira , 29 de Outubro, é celebrado o Dia Nacional do Cerimonialista. A data foi instituída nos calendários oficiais através da Lei n° 12.092/2009 aprovado no Senado Federal. Em Sergipe, a Lei Ordinária n° 6.866/2009 institui a data como Dia Estadual deste profissional. A legislação foi aprovada na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) e visa prestigiar e dar visibilidade ao trabalho realizado pelo cerimonial.
A principal função do cerimonialista é organizar e acompanhar os eventos. Dentro da comunicação, o cerimonial é responsável por resguarda a imagem da organização por meio da realização das cerimônias, dos atos solenes, dos eventos de forma dinâmica e transparente.
Alese
Na Alese, nove profissionais atuam no setor de cerimonial. Elas são responsáveis pela produção e execução de eventos como: Títulos de Cidadania Sergipana, entrega de medalhas, sessões especiais, audiências públicas entre outras atividades.
“Nosso trabalho começa muito antes do evento, com o planejamento minucioso de cada etapa e a antecipação de necessidades e imprevistos. Cuidamos desde a organização do espaço e a disposição dos assentos até os detalhes de recepção, condução e despedida das autoridades e convidados, além da responsabilidade em manter o respeito às normas protocolares”, ressaltou a coordenadora do setor de cerimonial da Alese, Adélia Franco.
Durante a rotina de trabalho, elas são responsáveis por seguir de protocolo de evento. Um conjunto de normas e regras a serem seguidas para que a solenidade seja bem-apresentada.
“Dentro do protocolo, o roteiro é uma parte fundamental do planejamento. Após a definido, equipe fica encarregada de executar as ações para a solenidade. Ele é um passo a passo que conduz os atos oficiais e estabelece onde fica, quando entra e em que ordem se pronuncia cada um dos participantes do evento”, explica a cerimonialista da Alese, Solange Nascimento.
As cerimonialistas acompanham todo o evento até o momento do encerramento. “Ao final do evento, verificamos os últimos detalhes, assegurando que tudo esteja em ordem. Todo esse cuidado é fundamental para que o evento transcorra de forma fluida e sem contratempos”, finalizou a coordenadora do cerimonial Adélia Franco.
Foto: Joel Luiz/ Agência de Notícias Alese
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular. Clique Aqui