Coleta seletiva em Aracaju recolhe mais de 1,3 mil toneladas em seis meses

Coleta seletiva em Aracaju recolhe mais de 1,3 mil toneladas em seis meses

Ao completar seis meses de intensificação das ações voltadas à coleta seletiva, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), apresentou um balanço positivo. No período, foram coletadas aproximadamente 1.379,55 toneladas de materiais recicláveis, que tiveram a destinação adequada por meio da triagem realizada pelas cooperativas CARE, COORES e União.

A iniciativa integra as ações da gestão da prefeita Emília Corrêa voltadas à sustentabilidade urbana, com o objetivo de tornar Aracaju mais limpa, consciente e comprometida com o meio ambiente.

Segundo a Coordenadoria Ambiental da Emsurb, os volumes recolhidos mensalmente foram:

  • Janeiro: 240,26 toneladas

  • Fevereiro: 169,81 toneladas

  • Março: 161,71 toneladas

  • Abril: 305,63 toneladas

  • Maio: 250,64 toneladas

  • Junho: 251,51 toneladas

O crescimento reflete o maior engajamento da população na separação dos resíduos e a ampliação do atendimento das rotas porta a porta, que registraram 1.038 solicitações no semestre.

Moradora do bairro São José, Edith Alves de Sousa é uma das beneficiadas pela coleta seletiva. “É tão bom ver a rua limpa, sem sujeira. Quando soube do serviço, pedi logo. Fiquei ainda mais feliz ao saber que o material reciclado vai para cooperativas e ajuda outras famílias”, contou.

A iniciativa também foi aprovada por Edilma Fernanda dos Santos, que já praticava a separação dos resíduos. “Sempre tive essa preocupação ambiental, e agora vejo isso sendo valorizado. Além de ajudar o meio ambiente, o material reciclado gera renda para quem vive da reciclagem. Todos deveriam participar”, destacou.

Para o coordenador ambiental da Emsurb, Carlisson Ferreira, os resultados obtidos são fruto do planejamento aliado à participação da população. “Estamos construindo uma Aracaju mais consciente, com responsabilidade ambiental e inclusão social. A coleta seletiva é uma política pública que só avança com o envolvimento coletivo”, afirmou.

Ferreira também ressaltou os impactos positivos da ação. “A coleta seletiva reduz o volume de resíduos nos aterros, evita a poluição do solo, da água e do ar — o que é ainda mais relevante em uma cidade com ecossistemas costeiros como Aracaju — e fortalece o trabalho das cooperativas, promovendo geração de renda e inclusão”.

Entre as estratégias da Prefeitura para ampliar a iniciativa, estão o fortalecimento da educação ambiental, a instalação de novos ecopontos e a construção de uma nova cooperativa para garantir a coleta, transporte e triagem dos materiais recicláveis. O trabalho também inclui a fiscalização e a regularização das rotas.

Ecopontos

Para facilitar o descarte consciente, a cidade conta atualmente com nove ecopontos ativos, onde a população pode entregar gratuitamente materiais recicláveis, resíduos volumosos e eletroeletrônicos:

  • Ponto Novo: Rua Massaranduba, s/nº

  • Coroa do Meio: Rua Jornalista João Batista Santana, s/nº

  • Industrial: Rua Julieta Pereira Alves, esquina com a Av. Confiança, s/nº

  • Santos Dumont: Rua Jane Bonfim, s/nº

  • 17 de Março: Rua Vereador Manoel Nunes Rezende, s/nº

  • Inácio Barbosa: Rua Júpiter, s/nº

  • Jabotiana: Rua Fátima Maria Chagas, s/nº

  • 18 do Forte: Av. Manoel Cruz, s/nº

  • Jardim Centenário: Rua Radialista José da Silva Lima, 331

Como solicitar o serviço

O serviço de coleta seletiva domiciliar pode ser solicitado pela Ouvidoria da Emsurb, no telefone 3021-9908. A coleta ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 15h.

A meta da gestão municipal é expandir o serviço e garantir que ele esteja cada vez mais integrado à rotina da população, promovendo uma Aracaju mais sustentável e consciente.