Concurso Arranca Unha valoriza e preserva tradição cultural das quadrilhas juninas
Primeiro dia de disputas aconteceu nesta quarta-feira, 5, no Centro de Criatividade, com seis quadrilhas se apresentando
O Centro de Criatividade recebeu, nesta quarta-feira, 5, o primeiro dia de competições do ‘Arranca Unha’, concurso de quadrilhas juninas promovido pelo Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap). O evento contou com a presença de um público empolgado, que lotou o espaço para torcer pelos seus grupos e valorizar os elementos da cultura popular, preservando a tradição junina.
Ao todo, seis quadrilhas se apresentaram: Unidos em Asa Branca, Unidos em Arrastapé, Flôr do Sertão, Balanço do Nordeste, Meu Xodó e Raio da Silibrina. O torneio segue até o próximo domingo, 9, com eliminatórias, semifinal e final. E as quadrilhas carregam consigo o amor em participar, mantendo viva a cultura junina com elementos que valorizam Sergipe e o Nordeste.
Douglas Anjos é coreógrafo da quadrilha Meu Xodó, e também participou da apresentação como intérprete de Lampião. Ele destacou a ansiedade e a paixão nos momentos que envolvem uma apresentação. “A gente fica muito apreensivo, porque quer saber como o público e os jurados vão reagir. Tem que ter uma preparação física enorme, pedir férias do trabalho, abdicar da família. O São João de Sergipe é maravilhoso”, ressaltou.
Este esforço é carregado pelo alívio na conclusão do trabalho. É o que pontua Jeanne Anjos, componente da quadrilha Unidos em Asa Branca. “A gente fica aliviada por apresentar a nossa temática, mas vem também a ansiedade para saber do resultado. Os ensaios começam em meados de novembro, para chegar em junho 100%”, destaca ela, que interpretou a noiva na apresentação do grupo.
Além de tudo isso, o ‘Arranca Unha’ também vale troféu e premiação em dinheiro, que foi elevada pelo Governo do Estado para 2024, chegando a R$ 20 mil para a quadrilha vencedora. O marcador da quadrilha Raio da Silibrina, Antônio Clécio, elogia a iniciativa. “Todo o processo de criação e elaboração tem um custo, assim como materiais, músicos e transporte. Esse apoio é extremamente importante para manter o trabalho, para que isso não fique só no papel. Com esse auxílio, tudo funciona”, diz ele.
Estrutura elogiada
Pelo segundo ano consecutivo, o Centro de Criatividade foi o local designado para o ‘Arranca Unha’. O diretor do Centro, Wilson Júnior, elogiou a iniciativa da administração. “Mais uma vez o Governo do Estado proporciona para toda a Aracaju este concurso, e o local está preparado. A gente fomenta a economia local, com entrada gratuita e um público maravilhoso. Dessa forma, o governo valoriza a nossa cultura”, afirmou.
O espetáculo mostra seu caráter popular com as pessoas lotando as arquibancadas da arena e participando junto aos grupos. “Este espaço oferece aos quadrilheiros muitas oportunidades, e que esse ano seja maravilhoso igual aos outros também”, disse a cabeleireira Lavínia Melo, presente no primeiro dia de competições.
A estrutura também foi destacada pelo profissional administrativo Isael Tavares. “Gosto muito de vir todos os dias para acompanhar o trabalho das quadrilhas. O evento é ótimo, muito bem organizado, está impecável, tudo muito legal”, complementou.
País do forró
Durante 60 dias, o clima junino tomará conta do estado, fortalecendo o turismo, a cultura popular e aquecendo a economia em vários setores envolvidos na realização dos eventos. A programação do Arraiá do Povo e Vila do Forró é uma realização do Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), Secretaria Especial da Comunicação (Secom), Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e Banese, com apoio da Energisa, Netiz e Shopping Jardins, e patrocínio da Eneva, Pisolar, Deso, Maratá, GBarbosa e Serviço Social do Comércio (Sesc).
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular. Clique Aqui