Deputados recebem placa comemorativa aos 98 anos do Hospital de Cirurgia
O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), Jeferson Andrade (PSD) e os deputados Pato Maravilha (PL), Adailton Martins (PSD), Paulo Júnior (PV), Luciano Pimentel (PP), Georgeo Passos (Cidadania), Luciano bispo (PSD), Marcelo Sobral (União) e as deputadas Linda Brasil (PSOL) e Lidiane Lucena (Republicanos) foram homenageados nesta sexta-feira (24), com uma placa comemorativa pelos 98 anos de história do Hospital de Cirurgia; como parceiros da instituição, por terem destinado emendas parlamentares à instituição.
A solenidade contou ainda com a exibição de um vídeo sobre as ações desenvolvidas e inaugurações das unidades de atendimento: nova Unidade Cardiovascular Avançada, quatro novas salas do Centro Cirúrgico Geral e a reforma da Central de Material e Esterilização (CME).
Para Jeferson Andrade, é importante ressaltar que os maiores beneficiados com todo o avanço do Hospital de Cirurgia são os pacientes assistidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
“São justamente as pessoas que não têm recursos para pagar pelo tratamento de saúde na rede particular. O Cirurgia tem uma tradição quase secular de bons serviços prestados à população, serviços esses que agora estão sendo ampliados e modernizados para atender melhor a todos”, observa o presidente da Alese.
O deputado Luciano Bispo parabenizou os gestores da unidade de saúde e agradeceu a homenagem.
“Através de sua interventora judicial, a enfermeira Márcia Guimarães, do Conselho Deliberativo, toda a equipe médica e demais funcionários, parabenizo por essa trajetória de excelência na saúde em nosso estado”, ressalta.
Segundo o deputado Adailton Martins, o Hospital de Cirurgia sempre prestou serviços de excelência à população sergipana.
“Nós deputados colocamos emendas parlamentares aqui no Hospital Cirurgia e ficamos satisfeitos de ver esses recursos aplicados para o bem dos pacientes que são bem tratados e bem recebidos. Fiquei muito satisfeito de ver a inauguração das unidades de atendimento e comprovar que o Cirurgia está fazendo um belo trabalho para atender melhor os sergipanos”, ressalta agradecendo pela homenagem recebida.
A deputada Lidiane Lucena afirmou que, como parlamentar e médica, foi uma honra ter sido homenageada no evento e fazer parte da transformação que beneficia tantos sergipanos.
“O Cirurgia é referência cardiológica para o SUS em Sergipe, ocupando a primeira colocação no Nordese e a sétima no Brasil, na realização de procedimentos do sistema cardiovascular. A reestruturação do hospital é fruto de um trabalho coletivo e dedicado; um exemplo de como a saúde pública pode alcançar excelência”, enfatiza.
“Estou muito feliz e grata por fazer parte da história do Hospital de Cirurgia”, complementa a deputada Linda Brasil.
O deputado Marcelo Sobral também foi homenageado. “Estou feliz em ser homenageado por esta instituição tá séria e que cuia da saúde dos sergipanos. Destinei uma emenda para o Hospital de Cirurgia no ano passado e reafirmo meu compromisso com a saúde sergipana”, diz.
Referência
A interventora Márcia Guimarães informou que o Cirurgia é referência cardiológica para o Sistema Único de Saúde (SUS) em Sergipe e atualmente é destaque no ranking nacional do Sistema Único em realização de procedimentos do sistema cardiovascular, ocupando a 1ª colocação no Nordeste e a 7ª no Brasil.
Desde o início da Intervenção Judicial, em novembro de 2018, a unidade hospitalar vem passando por uma grande e moderna reestruturação administrativa, financeira e assistencial em todas as suas áreas, com a realização de obras estruturais e aquisição de equipamentos de alta tecnologia, além do fortalecimento da equipe de profissionais.
Para oferecer aos pacientes cardiológicos um atendimento ainda mais primoroso, o Cirurgia construiu uma nova Unidade Cardiovascular Avançada, instalando que há de mais moderno na área da saúde, com um total de 12 leitos.
“O Serviço de Cardiologia oferece aos sergipanos um atendimento completo e qualificado, composto por uma ampla linha de cuidados, incluindo uma Unidade Cardiovascular Avançada, que é dedicada a pacientes com infarto e funciona 24 horas por dia”, afirma pedindo aos presentes que ficassem de pé e batessem palmas para todos que fazem o Hospital de Cirurgia.
Centro Cirúrgico
A unidade hospitalar é referência em procedimentos cirúrgicos de média e alta complexidade, sendo responsável pela realização de mais de 70% das operações de alta complexidade na Rede Estadual de Sergipe.
Para suprir esta grande demanda e ampliar o número de cirurgias nas mais diversas especialidades, o HC expandiu o seu Centro Cirúrgico Geral com a construção de quatro novas salas para a realização de operações de grande porte, incluindo captação de órgãos e transplantes.
Com isso, passou a ter um total de 12 salas para procedimentos cirúrgicos no Centro Cirúrgico Geral. Além do mais, o espaço ganhou ampliação da sala de pré-operatório com quatro leitos.
Outro setor inaugurado oficialmente, foi a Central de Material e Esterilização (CME), unidade estratégica para a esterilização de materiais e equipamentos cirúrgicos e hospitalares, que passou por uma significativa reforma que abrangeu a ampliação das áreas de recebimento, preparo, esterilização e armazenamento de equipamentos, além da expansão das áreas administrativas e vestiários.
A reestruturação da Central contemplou ainda a aquisição de novos e modernos equipamentos.
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular. Clique Aqui