Escola Letícia Soares recebe Menção Honrosa nas Olimpíadas Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

Escola Letícia Soares recebe Menção Honrosa nas Olimpíadas Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

Nesta quarta-feira, 17, foi realizada a Cerimônia de Premiação dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Letícia Soares de Santana pela participação na 4° Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) Mirim – OBMEP 2025, realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). O objetivo da olimpíada vai além da prova e dos resultados, mas é sobre promover e valorizar a Matemática, fortalecer a autoconfiança dos alunos e incentivar o envolvimento da equipe pedagógica em todo o processo.
A Olimpíada Mirim é dividida em Mirim Nível 1 para os alunos do 2º ao 3º ano e Mirim Nível 2 para o 4° e 5° ano, dessa forma a prova pode ser aplicada de acordo com os conteúdos trabalhados em cada faixa etária. Na cerimônia os alunos receberam suas respectivas medalhas e certificados pela Secretária Municipal de Educação, Edna Quitéria, e pela equipe de coordenadores da escola.
“A Matemática é vista como uma disciplina difícil e complicada, mas vendo uma turma tão grandiosa da Escola Professora Letícia, ficamos com uma satisfação imensa, porque sabemos que estamos no caminho certo e que os professores estão repassando para esses alunos conteúdos que estão assimilados. A Olimpíada descomplica a Matemática para  futuramente, quando eles forem para o Ensino Médio, serem excelentes alunos”, declarou a  secretária.
O Diretor Mauro Santos e a equipe de coordenadoras da escola também receberam da Semed a Menção Honrosa pelo desempenho e resultados positivos. Ao todo foram 246 alunos inscritos, 35 que passaram para a segunda fase, 5 que ganharam a medalha de ouro, 18 de prata e 12 de bronze.
“Nossos alunos estão se sentindo muito felizes por serem medalhistas e principalmente pela homenagem da Secretaria Municipal da Educação de Aracaju. Eles já estavam praticamente de férias, não esperavam essa homenagem, mas tanto eles quanto os pais estão muito alegres e satisfeitos. Acho que isso incentiva os alunos a continuarem os estudos e a receberem medalhas em outros campos da vida”, conta o diretor Mauro Santos.
A aluna Eshelle Lima, do 5° ano A, recebeu medalha de prata na OBMEP Mirim e conta como, apesar do nervosismo,  a premiação é uma realização de um sonho: “Eu achei a prova um pouco difícil, mas eu estou muito feliz porque consegui estar no lugar que sempre quis. Sempre amei Matemática, é minha matéria preferida. Agradeço muito a Deus por ter conseguido o segundo lugar”, expressa.
O aluno Pedro Guilherme Félix, do 2° ano C, conta que com ajuda e confiança da sua família foi essencial para ganhar a medalha de bronze: “Eu tô muito feliz porque foi a minha avó que me ajudou e sempre confiou em mim. Todo mundo que me ajudou muito obrigada”