Palestra e vídeo institucional ressaltam atividades realizadas pela Marinha

Palestra e vídeo institucional ressaltam atividades realizadas pela Marinha

Informar sobre a gama de atividades que a Marinha desenvolve no país visando difundir os trabalhos. Esse foi o principal objetivo da Sessão Especial realizada na tarde desta segunda-feira (14) no plenário da Assembleia Legislativa (Alese), em comemoração aos 170 anos da Capitania dos Portos de Sergipe. A iniciativa é do deputado Luciano Pimentel (PP), que convidou o capitão de fragata Alexandre Almeida Gomes Ferreira, para proferir uma palestra sobre a data.

Deputado Luciano Pimentel

“A Capitania dos Portos está comemorando esse mês 170 anos em Sergipe, com uma importância muito grande entre as Forças Armadas. A Marinha tem um papel fundamental de proteger a costa brasileira, no monitoramento das águas;  de forma que muitas pessoas não têm a dimensão do trabalho desenvolvido a exemplo de navio-escola, vacinação, proteção do território brasileiro pela via marítima; então nós nessa data registramos nessa Casa esse momento importante. Sergipe tem uma história, desde a 2ª guerra mundial onde o Brasil só entrou depois que um navio foi torpedeado na costa sergipana. É muito importante que nós possamos estar valorizando o trabalho que a Marinha do Brasil faz na proteção do nosso país e também nas águas do nosso estado”, observa Luciano Pimentel.

O deputado acrescentou que a Capitania dos Portos celebra 170 anos de história no próximo dia 18 de outubro, realizando um trabalho que transcende sua visão institucional.

“Hoje nessa Sessão Especial, não apenas exaltamos a instituição, mas reconhecemos o seu legado de serviços e compromisso que se perpetua por quase dois séculos. Sob o comando do capitão de fragatas Alexandre Almeida Gomes Ferreira, que enobrece a Capitania dos Portos em sua trajetória e tem desempenhado papel relevante, atuando pela modernização da instituição, a Capitania dos Portos segue exercendo com dedicação e seriedade a sua missão de zelar pela segurança da navegação; pela salvaguarda da vida humana no mar e pela prevenção da poluição hídrica. Uma atuação dispensável para garantir que as nossas águas permaneçam seguras e protegidas para todos que delas dependem. Ao longo desses 170 anos, a Capitania dos Portos de Sergipe exerce ação fundamental no campo da Assistência Social e da Cidadania, prestando serviços médicos e hospitalares a pensionistas e inativos da Marinha”, destaca ressaltando os programas de treinamento nas diversas áreas da pesca e a fiscalização do tráfego aquaviário, atividade que garante a ordem e a segurança das vias navegáveis, assegurando que as embarcações operem de forma organizada e respeitem as leis e regulamentos estabelecidos.

Capitão de Fragata Alexandre Ferreira

De acordo com o capitão Alexandre Almeida, a história da Capitania dos Portos já está intrínsica no desenvolvimento de Sergipe. “Essa Sessão Especial é o reconhecimento pelos  serviços da Marinha do Brasil e da Capitania dos Portos aqui no estado. As Forças Armadas são sempre lembradas pela principal missão constitucional que é a defesa da Pátria; mas existem outras atribuições tão importantes quanto. No caso da Marinha, as funções de autoridade marítima aproximam a Capitania dos Portos da sociedade sejam nas atividades de esporte recreio, Marinha Mercante, formação de aquaviários, que nós exercemos com o maior profissionalismo possível e busca,os sempre estar  aproximando a capitania das instituições, da sociedade para poder divulgar um pouco mais o nosso trabalho  realizado por 100 militares”, observa o capitão de fragata, que é natural de Belém do Pará e está em Sergipe desde julho de 2023.

A Mesa Diretora foi composta pelo comandante do 28º Batalhão de Caçadores, tenente-coronel Ricardo Pereira Barreto; o comandante do destacamento de controle do espaço aéreo de Aracaju, capitão Paulo Augusto Lacerda de Almeida Filho; o superintendente da Agência Brasileira de Inteligênica (Abin), Rafael Greisi; o presidente da Sociedade Amigos da Marinha (SOAMAR/SE), Getúlio Sávio Sobral Neto e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros de Sergipe, coronel Fábio Pinto Cardoso.

No plenário, o secretário-geral da Mesa Diretora da Alese, Igor Albuquerque; os desembargadores Artêmio Barreto e Osório Ramos Filho, o Assessor Parlamentar e Institucional do 28° Batalhão de Caçadores, Roberval Correa Leão, O presidente da Confraria Sancristovense de História e Memória, Adailton Andrade, entre outras autoridades. Nas galerias, militares da Marinha e do Exército.

Composição da Mesa

Na ocasião, foi exibido um vídeo institucional enfatizando as atividades desenvolvidas pela Marinha no Brasil e em especial pela Capitania dos Portos de Sergipe, com atuações no mar, no er e em terra, a exemplo da gestão do tráfego aquaviário, inspeção naval, aplicação de normas e legislação referentes à Marinha Mercante, serviço de socorro marítimo, cursos aquaviários, incremento das atividades de esporte recreio e de turismo, entre outras.

Fotos: Joel Luiz/Alese