Prefeitura mantém limpeza constante nos mangues de Aracaju
Os manguezais são ecossistemas costeiros incrivelmente ricos em biodiversidade e de extrema importância para o equilíbrio ambiental. Frente a isso, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), desempenha um papel fundamental na preservação dessas áreas, através dos serviços de limpeza de mangues. Este ano todas as áreas de manguezal da capital já passaram por intervenção de retirada de resíduos.
Nesta segunda-feira, 13, duas equipes de limpeza, com 22 agentes, finalizaram a limpeza de mais um ponto, desta vez, o mangue do Tramandaí, no bairro Jardins, com a retirada de lixo, de espécies invasoras, além da poda de árvores da área.
Além de um habitat crucial para diversas espécies de flora e fauna, os manguezais atuam como barreiras naturais contra tempestades, protegendo as áreas costeiras de danos causados pelo vento e pela água, filtram a água que passa por eles, removendo poluentes, melhorando a qualidade da água e absorvem grandes quantidades de dióxido de carbono, ajudando a mitigar as mudanças climáticas.
“Temos equipes de limpeza manual e com máquinas nas áreas de mangue. A gente avalia como o serviço vai ser feito a depender da quantidade de lixo que foi depositado no ecossistema. Além disso, quando a maré está alta ela acaba levando para as margens resíduos que estavam nos rios da capital e acaba deixando as áreas poluídas, aumentando a assiduidade das nossas ações nos manguezais”, explica o presidente da Emsurb, Bruno Moraes.
O serviço é realizado regularmente, removendo resíduos sólidos, plásticos e outros detritos que podem prejudicar a vida marinha e a saúde do ecossistema. Além disso, a empresa promove a conscientização ambiental, educando a população sobre a importância da preservação dos manguezais e incentivando práticas sustentáveis.
“As ações de limpeza consistem no recolhimento do material trazido às margens pelo fluxo da água, assim como todo o lixo doméstico e entulhos depositados pela comunidade. Para isso, os agentes de limpeza adentram ao mangue e fazem a retirada dos materiais, como cocos, garrafas e sacolas plásticas, pneus e papelão, além das próprias folhagens dos arbustos do mangue. A limpeza é programada pela Diretoria de Operações e nossas equipes também realizam o monitoramento diário em toda parte costeira da cidade. Os manguezais são essenciais e juntos, podemos garantir que esses preciosos ecossistemas continuem a prosperar”, reforça o gerente de Limpeza Urbana, Lauro Maia.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.