Professores de Educação Física da rede pública estadual de ensino recebem formação em boxe olímpico
Curso traz a oportunidade de os professores aprenderem a teoria e a prática dessa modalidade desportista para futura implementação em programas escolares
A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), em parceria com a Confederação Brasileira de Boxe (CBBoxe), realiza desde a última terça-feira, 21, até o dia 24, um curso de boxe olímpico voltado para professores de Educação Física da Rede Pública Estadual de Ensino. O curso acontece no auditório da Diretora de Educação de Aracaju (DEA) e no Centro de Excelência Dom Luciano Cabral Duarte, ambos situados na capital, e está sendo ministrado pelo técnico Amônio de Lima e Silva e pelo árbitro Edson Mendes.
Os participantes do curso terão a oportunidade de aprender a teoria e a prática do boxe olímpico. As aulas incluirão as práticas de pesagem de atletas e sessões de sparring (simulação de um combate real). A iniciativa visa capacitar os professores para que possam, posteriormente, implementar programas de boxe nas escolas.
O professor e coordenador do curso, Valter Duarte, destacou a importância dessa formação. “Nosso intuito é capacitar técnicos e árbitros para atuarem dentro das salas de aula, contribuindo para a formação esportiva dos alunos”, afirmou. Valter lembrou que a Federação Sergipana de Boxe, fundada em 1985, já formou 80% dos mestres em Sergipe, e muitos atletas já alcançaram destaque internacional.
A inclusão do boxe nas salas de aula é vista como uma forma de diversificar as atividades esportivas. “É muito importante trazer esse curso porque o boxe é uma modalidade pouco difundida nas escolas, porém é uma modalidade olímpica”, explicou o coordenador do Esporte Educacional da Seduc, Francisco Albuquerque.
Luciano China, docente do Centro de Excelência Professor José Cláudio Monteiro, em Lagarto, ressaltou sua motivação para participar do curso. “O boxe faz parte do conteúdo de luta das minhas aulas de Educação Física. Busco ampliar meus conhecimentos para aplicar com propriedade nas minhas aulas, onde temos uma eletiva livre de lutas”.
Para Camila Silveira, professora do Colégio Estadual Ivo do Prado, a ampliação do conhecimento é fundamental. “É importante ensinar valores por meio da luta e ampliar os conhecimentos dos nossos alunos, oferecendo novas práticas esportivas”.
A professora Natali Coimbrã, do Colégio Estadual 17 de Março, destacou que, após fazer o curso, ela busca desenvolver projetos comunitários, a exemplo de ‘Belas Rosas com Espinhos’, em Estância, que visa atrair mães de alunos para a prática de esportes. “A ideia é ensinar a defesa pessoal e incentivar a prática esportiva feminina”, finalizou.
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular. Clique Aqui