Profissionais da Assistência Social são capacitados sobre o desenvolvimento da Primeira Infância

Profissionais da Assistência Social são capacitados sobre o desenvolvimento da Primeira Infância

O evento ocorreu no auditório da Universidade Tiradentes e reuniu profissionais e servidores públicos estaduais e municipais

As discussões voltadas à Primeira Infância têm ganhado cada vez mais força nas ações trabalhadas pelo Governo de Sergipe. A Política Pública Estadual da Primeira Infância, executada pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), é desenvolvida continuamente por meio de atividades e projetos que contemplam a assistência aos pequenos sergipanos, com foco no futuro das próximas gerações.

Em continuidade à linha de profissionalização e promoção do conhecimento, profissionais e servidores estaduais e municipais participaram, na segunda-feira, 23, do primeiro encontro presencial do curso Desenvolvimento da Primeira Infância, que foi realizado na Universidade Tiradentes (Unit) e contou com a parceria da Secretaria de Estado da Administração (Sead), por meio da Escola de Governo.

Na ocasião representando a secretária de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania, Érica Mitidieri, a superintendente de Governança da Seasic, Ingrid Emanuelle, enfatizou o papel da capacitação profissional dos profissionais que trabalham diretamente com as crianças no desenvolvimento dessa população.

“É nos primeiros anos de vida que se formam as bases para tudo, que se definem questões emocionais e sociais. Por isso, este curso é mais do que uma oportunidade de formação; é parte de um propósito maior, que é garantir que cada criança tenha a chance de crescer com dignidade, proteção e afeto. Este também é um propósito do ‘Ser Criança’: oferecer uma rede de serviços e ações integradas para apoiar e proteger nossos pequeninos”, declarou.

Dividido em oito módulos, o curso Desenvolvimento da Primeira Infância conta com aproximadamente 450 inscritos, entre estudantes e funcionários dos municípios e do Estado. “Esse curso tem o propósito de sensibilizar as pessoas a partir dos espaços que elas ocupam e acessam. Cuidar da primeira infância é atuar com amor para que possamos retirar as barreiras e os empecilhos para que as crianças sergipanas tenham um desenvolvimento digno”, explica a diretora de Primeira Infância da Seasic, Helga Müller.

Participação

Uma das participantes do curso foi a técnica pedagógica da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) Ana Paula, que considera o tema Primeira Infância muito importante para o ambiente escolar. “Mesmo com uma caminhada de mais de 15 anos em sala de aula, o curso vem para nos atualizar e sobre a Primeira Infância com um conteúdo relevante para profissionais, bem como para a família da criança”, opinou.

Parceria

A gerente acadêmica da Unit EAD, Karen Sasaki, chamou a atenção para a importância da união de forças entre o poder público e a instituição educacional. “A iniciativa do Governo do Estado é um marco na proteção dos direitos das crianças, e a parceria com a Universidade Tiradentes fortalece o nosso princípio maior, que é o acesso à educação, de projeto de sociedade que desejamos”, colocou.

Ser Criança 

A Política Pública Estadual da Primeira Infância – Ser Criança tem como objetivo fomentar o desenvolvimento de crianças de zero a seis anos de idade, por meio de uma abordagem intersetorial e multidisciplinar.

Com foco na qualificação de trabalhadores e gestores, o ‘Ser Criança’ busca aprimorar o atendimento aos pequenos sergipanos no âmbito da gestão pública. O ‘Ser Criança’ foi instituído pela Lei 9.313, de 16 de novembro de 2023. O Governo do Estado entendeu a prioridade do olhar atento ao desenvolvimento destas crianças, e por esta razão implementou a política.