Projeto Corujinha garante vacinação nas maternidades e orientação sobre pós-parto
Ao nascer, o bebê necessita de cuidados básicos essenciais, sobretudo contra doenças que podem ser evitadas. Nos primeiros dias de vida, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), orienta e garante que a proteção dos recém-nascidos seja assegurada com o suporte do Projeto Corujinha.
Ainda nas maternidades Nossa Senhora de Lourdes e Santa Isabel, o projeto garante que os recém-nascidos sejam vacinados com a BCG e a primeira dose da Hepatite B. De janeiro a maio deste ano, o projeto já garantiu a aplicação dos imunizantes BCG e Hepatite B com uma cobertura vacinal de 101.30% e 99.4%, respectivamente.
Além disso, o Projeto Corujinha também oferece um serviço de apoio às mães a partir de orientações para lidar com as primeiras fases do pós-parto. São recomendações relacionadas à higiene, à amamentação, ao sono, temperatura, consultas de rotina, segurança, o cuidado com o coto umbilical, dentre outros temas que dizem respeito à manutenção do conforto, crescimento saudável e desenvolvimento do bebê.
Considerando as duas maternidades, o Projeto Corujinha concentra uma equipe de 16 auxiliares de enfermagem e acontece diariamente, de domingo a domingo. A referência técnica do Programa Saúde da Criança, Ana Carolina Nabuco, explica por que o projeto é fundamental nessas unidades.
“As servidoras do Projeto Corujinha são responsáveis por administrar as vacinas BCG e Hepatite B nos recém-nascidos nas maternidades Santa Isabel e Nossa Senhora de Lourdes. A BCG protege contra a tuberculose, principalmente as formas mais graves. A vacina Hepatite B protege contra a doença de mesmo nome. Sem o imunizante, futuramente pode evoluir para doenças graves que acometem o fígado. Desta forma, as mães são acolhidas e orientadas pelo projeto, permitindo assim um desenvolvimento saudável de seus filhos”, relata Ana Carolina.
Maternidade Municipal Lourdes Nogueira
Na Maternidade Municipal Lourdes Nogueira (MMLN), o núcleo de vacinação também garante toda a cobertura vacinal prevista para recém-nascidos. Eles saem da unidade com as vacinas e os exames de triagem neonatal (orelhinha, coraçãozinho, linguinha e olhinho). Os profissionais de nutrição e fisioterapia orientam sobre a primeira amamentação, posturas, pega na mama e valor nutricional do colostro e do leite humano, etc. De janeiro até maio deste ano, foram aplicadas 1.351 doses de BCG e 1.361 doses de Hepatite B nos recém-nascidos.
Cartão de vacina
Também faz parte do projeto a entrega das Cadernetas de Saúde da Criança para todos os bebês recém-nascidos. O material é disponibilizado pelo Ministério da Saúde e distribuído pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, nas maternidades. No documento constam o registro das vacinas, informações de peso, perímetro cefálico, altura e as triagens neonatais realizadas nas maternidades.
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular. Clique Aqui