Samu 192 Sergipe inicia Projeto Piloto com Enfermeiro Interlocutor no Ciosp

Samu 192 Sergipe inicia Projeto Piloto com Enfermeiro Interlocutor no Ciosp

Ação permitirá uma resposta mais ágil e coordenada às solicitações de apoio, bem como o monitoramento contínuo das ocorrências de urgência e emergência que necessitem dessa integração

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe), deu início ao Projeto Piloto com Enfermeiro Interlocutor no Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), o objetivo é melhorar a eficiência e a eficácia das solicitações de apoio da Central de Regulação das Urgências (CRU) com o Ciosp. O projeto desempenha um papel essencial no monitoramento de ocorrências de urgência e emergência, viabilizando melhorias no processo de comunicação, no tempo resposta e na qualidade de atendimento.

A inserção de um enfermeiro interlocutor entre a Central de Regulação do Samu 192 Sergipe e o Ciosp representa um avanço para otimizar a comunicação entre esses serviços, fortalecendo as ações e consequentemente ofertando mais qualidade e rapidez nos atendimentos que precisem dessa integração, bem como a garantia de que todas as informações relevantes sejam compartilhadas de maneira eficaz e em tempo real.

De acordo com o gerente de operações do atendimento do  Ciosp, Alexandre Bacelar, a integração entre os órgãos de segurança pública com as atividades diárias do Samu 192 Sergipe é de extrema relevância para garantir uma resposta rápida e eficaz às situações de urgência e emergência.

“Com esse alinhamento, conseguimos mais efetividade em uma ocorrência, otimizando tempo e até mesmo recursos. O Samu 192 Sergipe, com sua participação efetiva dentro do procedimento de despacho, consegue mitigar o risco de uma ocorrência, pois muitas vezes ele recebe uma ligação, e por meio dos nossos operadores de vídeo monitoramento já conseguimos identificar se há necessidade ou não de envio de uma viatura, por exemplo. Ou seja, é um trabalho integrado que estamos construindo para que a população seja a mais beneficiada, na questão também dá celeridade ao identificar o caso”, relatou Bacelar.

A enfermeira interlocutora do Samu 192 Sergipe, Anne Aires, explicou que o projeto piloto iniciou no dia 01 de agosto de 2024, com o funcionamento de segunda a sexta, das 7h às 19h. Atualmente, três enfermeiros do Samu 192 Sergipe realizam o plantão. “É perceptível que os resultados iniciais são promissores e essa proposta inovadora tem sido sinalizada e evidenciada com impacto positivo significativo, mesmo em pouco tempo de implementação. Em relação à proposta do projeto em agilizar a comunicação e melhorar o acompanhamento das solicitações é evidente, pois estamos trocando informações necessárias em tempo real entre o Samu 192 Sergipe e o Ciosp”, explicou a enfermeira.