Secretário de Cultura de Aracaju participa de agenda na Unesco sobre registro do Forró como Patrimônio da Humanidade

Secretário de Cultura de Aracaju participa de agenda na Unesco sobre registro do Forró como Patrimônio da Humanidade

O secretário municipal de Cultura de Aracaju (Secult), Paulo Corrêa, esteve na sede da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em Paris, onde se reuniu com a embaixadora do Brasil na França, Paula Alves de Souza.

O encontro teve como pauta o processo de reconhecimento do Forró como Patrimônio da Humanidade. Além de gestor da Cultura em Aracaju, Paulo Corrêa é integrante da comissão que trabalhou para o registro do Forró e suas matrizes como Patrimônio Cultural do Brasil, título concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 9 de dezembro de 2021. O reconhecimento foi resultado de um processo iniciado em 2011 pela Associação Cultural Balaio do Nordeste, com o objetivo de preservar e valorizar essa manifestação cultural.

“Estar aqui, na França, participando deste momento tão importante para a cultura do nosso país, é especialmente satisfatório. Como pesquisador da cultura nordestina e incentivador de nossas raízes, considero este processo fundamental para o fortalecimento de nossas tradições. Aracaju não poderia ficar de fora desse movimento pelo registro do Forró como Patrimônio da Humanidade pela Unesco”, destacou o secretário.

Além da embaixadora, Paulo Corrêa também se reuniu com Bruno Miranda Zetola, conselheiro de Cultura junto à Unesco; Pedro Santos, secretário de Cultura da Paraíba; o artista Santanna, O Cantador; e Neu Fontes, secretário-adjunto da Cultura de Sergipe.