Seduc dá início à segunda edição de trilhas formativas do Programa ‘Alfabetizar pra Valer’

Seduc dá início à segunda edição de trilhas formativas do Programa ‘Alfabetizar pra Valer’

Programação propõe agregar ações que transcorrem pelo entendimento e execução do plano de trabalho com foco na atuação da gestão para melhoria dos índices de alfabetização

A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) deu início nesta segunda-feira, 5, a um novo ciclo de formação continuada do Programa ‘Alfabetizar pra Valer’ (PAPV), que visa à promoção da alfabetização na idade certa em Sergipe. A II Trilha Formativa de 2024 terá continuidade nos dias 6, 7, 13 e 14 de agosto, na Faculdade Pio Décimo, em Aracaju, e contará com seminários e oficinas pedagógicas. A abertura do evento contou com a presença da presidente da  União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) Sergipe e Região Nordeste, Josevanda Franco, além de gestores e técnicos da Educação.

Segundo a diretora da Assessoria de Colaboração e Assistência aos Municípios (Ascam), professora Amanda Vieira, as reflexões que resultaram nesse evento advêm de constantes diálogos, leituras, levantamento de dados e análises a respeito dos mais diversos vieses que alicerçam a educação e, em especial, a alfabetização sergipana. “Pensar em fortalecer e apoiar o processo de alfabetização, considerando as evidências, implica fazer uma imersão desde o significado da palavra ‘alfabetizar’ até o chamado ‘fazer pedagógico’, ponderando todas as nuances que perpassam a teoria e a prática. Afinal, o ato de alfabetizar é ação, e é este constante movimento que encanta nossas crianças que são tão ativas e sempre tão abertas a novas aprendizagens”, comenta a diretora.

O público-alvo da II trilha Formativa de 2024 contempla coordenadores e formadores regionais e municipais do programa, os articuladores regionais e municipais do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) e os professores apoiadores da rede pública de ensino. Já a programação conta com a abordagem dos seguintes temas: ‘PAPV e CNCA: Expandir conhecimentos, dados e evidências no fortalecimento e apoio à Alfabetização’;  ‘PAPV e CNCA: Gestão escolar no fortalecimento dos processos de aplicação da Rotina Diária da Alfabetização’;  ‘Fortalecendo a Alfabetização e sua Rotina Pedagógica no 3º Ano do Ensino Fundamental’; ‘Recomposição das Aprendizagens e Priorização de Habilidades na progressão das aprendizagens’; e ‘Alfabetização e Letramento no contexto do Programa Alfabetizar pra Valer’.

Na avaliação do coordenador do PAPV no município de Nossa Senhora do Socorro, Wesly Thiago Matos dos Santos, as trilhas formativas têm contribuído com gestores e professores para o avanço nos índices de alfabetização das crianças. “Vejo que esses momentos são importantes para ajudar no processo de formação. É um gargalo que nós temos que enfrentar. Porém, com as formações continuadas nós conseguimos levar para os municípios metodologias, estratégias para desenvolver juntamente com nossos professores”, destaca.

A coordenadora do PAPV no município de Macambira, Elda Bastos, afirma que o processo de formação de gestores e articuladores regionais facilita a execução do trabalho de alfabetização junto aos professores e alunos. “Esse método de aprendizado em cascateamento possibilita que a gente venha articulando e mediando, desde 2021, entre gestores e professores, as práticas mais exitosas para a alfabetização de nosso alunado. Também realizamos uma análise da evolução das trilhas formativas e dos materiais didáticos adotados, e entendemos que a adesão do nosso município ao Programa ‘Alfabetizar pra Valer’ tem trazido um retorno extremamente positivo para nossas crianças”, enfatiza.

O Programa ‘Alfabetizar pra Valer’ foi instituído pela Lei Estadual nº 8.597/2019 e é uma iniciativa do Governo de Sergipe, em regime de colaboração com os municípios, para implementar uma política de Estado com foco na alfabetização na idade certa (até os sete anos de idade). Por meio do Programa ‘Alfabetizar pra Valer’, o regime vem se fortalecendo no Estado de Sergipe. Todos os 75 municípios aderiram à iniciativa e contam atualmente com apoio técnico para a melhoria dos seus indicadores de alfabetização, os quais impactarão na distribuição do ICMS-Social a partir de 2024.