Seduc realiza Oficinas de Recomposição das Aprendizagens para o Ensino Médio
Formação continuada busca oportunizar aos professores articularem e/ou relacionarem as habilidades previstas no currículo para melhorar os indicadores educacionais
A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), por meio do Serviço de Ensino Médio – Departamento de Educação (Semed/DED), continua com a realização das oficinas de recomposição das aprendizagens voltadas aos coordenadores de ensino, professores de Língua Portuguesa e de Matemática. As oficinas foram concebidas com base nos indicadores de proficiência medidos pelo Serviço de Avaliação da Educação Básica de Sergipe (Saese) em 2023. Até o momento, foram contempladas três diretorias regionais de educação: 1, 3 e 7, e a previsão é de que todas passem pela formação.
As oficinas têm o objetivo de fortalecer a participação de professores no planejamento das rotinas pedagógicas, com foco na construção de um Plano de Ação destinado a recompor os aprendizados dos estudantes, considerando os diferentes níveis alcançados na escala Saese. Também são destinadas a formar agentes multiplicadores qualificados a promoverem a elevação dos indicadores educacionais sergipanos.
A diretora do Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), Quitéria Barros, acredita que os encontros realizados têm relevante importância em relação ao aperfeiçoamento do trabalho realizado pelos profissionais de educação. “Nas oficinas, os níveis são identificados pelos professores, e eles constroem um plano de recomposição, com foco nas habilidades não adquiridas pelos estudantes, relacionando-as com os objetos de conhecimento ou conteúdos que deverão ser trabalhados, com os descritores da prova do Saese e com a Matriz Referência do Enem. Acreditamos que essa ação possa ser replicada pelos professores em suas escolas, de modo a contemplar as demais áreas de conhecimento”, disse Quitéria.
As estratégias propostas nas oficinas contemplam um planejamento da rotina pedagógica para proporcionar momentos formativos aos professores no ambiente escolar. Uma dessas estratégias também seria o mapeamento de professores que atuam nos Itinerários Formativos Comuns e Integrados que já desenvolvem a recomposição das aprendizagens por área de conhecimento, além da adequação de horários dos sábados letivos para realização de oficinas por área do conhecimento e atividades de recomposição com os estudantes, entre outras propostas.
Durante as orientações pedagógicas, os técnicos do Semed/DED disponibilizam aos professores materiais formativos, contendo a escala de proficiência do Saese e seus padrões de desempenho, a matriz de habilidades de Matemática e Língua Portuguesa, a média de desempenho de cada escola e instrumentais para a elaboração do Plano de Recomposição.
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular. Clique Aqui