Semac divulga boletim sobre a intensidade da seca em Sergipe
Dados indicam variações em sete territórios sergipanos durante o mês de novembro
Está disponível mais um boletim que traz levantamento detalhado sobre a intensidade e os tipos de impactos da seca em Sergipe. A Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac) informa que, durante o mês de novembro, foram registradas algumas variações no período de estiagem.
Conforme dados extraídos do Monitor de Secas da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), a seca grave se manteve no território do alto sertão sergipano. Nos territórios do médio sertão, agreste central e em uma pequena porção do centro-sul Sergipano, registrou-se a expansão da seca moderada para grave.
Já em uma pequena porção dos territórios do sul, grande Aracaju, leste e baixo São Francisco, ocorreu a expansão da seca de fraca para moderada, enquanto nos demais municípios desses territórios manteve-se a seca fraca.
A meteorologista da Semac, Wanda Tathyana de Castro Silva, destaca que, no próximo trimestre, as chuvas tendem a ser de normal a abaixo do normal no estado de Sergipe, e a temperatura estará acima da normal climatológica. “Facilitando, assim, a perda de água do solo e a redução gradativa do volume de água nos reservatórios. Ressalta-se que a Região Nordeste está em seu período de estiagem. Diante disso, deverá haver o agravamento do cenário de seca nos próximos meses”, reforçou.
Pedro Paulo Biccas Jr.
Jornalista (0003813/ES)
Cientista Político (USP)
Especialista em Planejamento Estratégico (FGV)
Especialista em Liderança, Mentalidade e Desenvolvimento Contínuo (PUC-RS)
Especialista em Mídias Digitais (FGV)