Semed promove formação para gestores escolares sobre análise de indicadores de aprendizagem
Na manhã desta terça-feira, 21, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), promoveu o curso formativo ‘Gestão de resultados: um olhar sobre os indicadores da rede’. O evento, que ocorreu na sede da pasta, foi direcionado a gestores de todas as 79 unidades de ensino da rede.
Ministrado pelo Departamento de Educação Básica (DEB) da Semed e realizado em parceria com o Centro de Aperfeiçoamento e Formação Continuada de Educação (Ceafe), o curso abordou a utilização de indicadores em uma gestão de ensino. Foram explanadas as métricas utilizadas para avaliar e monitorar diferentes aspectos do sistema educacional, e como estas fornecem dados quantitativos e qualitativos que ajudam a compreender melhor o desempenho das escolas, a eficácia dos métodos de ensino, a aprendizagem dos alunos e a gestão escolar.
De acordo com o diretor do DEB, Evilson Nunes, o objetivo da formação é instrumentalizar diretores escolares para que usem os indicadores educacionais existentes no país e produzidos no âmbito da Educação de Aracaju. Desta forma, segundo ele, é possível aprimorar a aprendizagem dos alunos, direcionar ações para os professores e promover um ensino mais direcionado e individualizado, com olhar minucioso, a cada estudante da rede.
“É importante fomentarmos estes momentos para que, cada vez mais, possamos fortalecer a noção de rede entre todas as nossas unidades escolares. Assim, vamos integrando, abordando problemas e dificuldades em comum, e buscando soluções coletivas para os desafios que surgem”, pontua Evilson.
Aproveitando o encontro, em virtude do aumento dos casos de escabiose em Aracaju, o DEB também promoveu reunião entre os diretores das escolas e a equipe da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). O intuito foi orientar os gestores acerca de como adotar cuidados específicos e os procedimentos adequados caso existam suspeitas da doença no ambiente escolar.
Alinhamento
Diretor da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Oviêdo Teixeira, localizada no bairro Olaria, José Fraga afirma que este é um momento fundamental para alinhar necessidades, objetivos e demandas entre todos que trabalham na Educação.
“É uma formação necessária para o fortalecimento das gestões e a busca por melhores resultados. São momentos de troca de experiências, já que só vem a contribuir para a gestão escolar. Após este encontro, também irei realizar reunião com a equipe administrativa e os coordenadores da Emef para dialogarmos sobre o que está bom e o que ainda não atingiu o limite considerável, para tentarmos nivelar as turmas e melhorarmos cada vez mais”, destaca o gestor.
Como diretora da Emef João Teles de Menezes, temporariamente no bairro Grageru, Mônica Barbosa ressalta que a formação traz pontos bastante positivos para o trabalho do dia a dia na administração escolar.
“Um curso como este nos mostra que através de uma gestão democrática podemos ter um direcionamento para poder sempre traçar as metas para chegarmos a ótimos resultados. Com certeza irei compartilhar o que ouço e aprendo aqui com a equipe da escola, levantando metas e propostas para o bom desenvolvimento do nosso trabalho em conjunto”, enfatiza a gestora.
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular. Clique Aqui