‘Sergipe no Mundo’ é ampliado para professores e servidores da Educação

‘Sergipe no Mundo’ é ampliado para professores e servidores da Educação

O Projeto de Lei nº 474/2024, que amplia o Programa Estadual de Internacionalização da Rede Pública Estadual de Educação (Sergipe no Mundo) para professores e servidores, encaminhado pelo Governo do Estado, foi aprovado pela Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira, 19. Com o objetivo de promover a internacionalização da educação básica no Estado, por meio de experiências educacionais fora do país voltadas a estudantes do ensino médio da rede pública estadual, o programa passa a contemplar, em 2025, professores e servidores, no incentivo e aperfeiçoamento da aprendizagem de idiomas estrangeiros.

O programa proporcionará intercâmbios para a formação de professores em regência e demais servidores em função técnica, lotados nas instituições educacionais integrantes da rede pública estadual de ensino ou nos setores que compõem a estrutura administrativa das diretorias regionais de educação e sede da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc).

Juntamente aos alunos, serão trabalhados os seguintes eixos: intercâmbio para curso equivalente ao ensino médio no Brasil na língua pátria do país de destino; intercâmbio para curso de imersão na língua pátria do país de destino e intercâmbio para curso profissionalizante e/ou de empreendedorismo em país estrangeiro, além de ampliar a docência no Centro Estadual de Idiomas (CEI).

Internacionalização na rede estadual de ensino

Como parte da internacionalização da educação pública de Sergipe, foi criado em agosto de 2024, o Centro Estadual de Idiomas, que ofertará em 2025 cursos de inglês, espanhol, francês e Língua Brasileira de Sinais (Libras), nas modalidades presencial e remota, distribuídos por meio das escolas que já são polos do programa Pré-Universitário.

Uma parceria com a Aliança Francesa, em Aracaju, que sedia o CEI, também amplia de 20 para 100 bolsas, na disponibilidade para o curso de Francês, destinado a estudantes matriculados, professores e servidores da rede pública estadual de ensino.

O ‘Sergipe no Mundo’ já possibilitou a 49 estudantes do ensino médio de Sergipe a imersão cultural e linguística em cinco países por meio de intercâmbio. Os alunos intercambistas passaram 30 dias em Boston, nos Estados Unidos da América, em Vancouver, no Canadá; Waterford, no Reino Unido; Brighton na Inglaterra; e Sevilha, na Espanha.