SergipeTec aprimora conhecimento e promove inovação para sergipanos em 2024
As ações e projetos se destacaram nos setores do Nerees, CVT, Biofábrica e Inovação
O ano de 2024 do Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec) foi marcado por conhecimento e inovação. A instituição promoveu diversos cursos para a sociedade sergipana, realizou e sediou vários eventos importantes e promoveu a inovação tecnológica por meio de inúmeros projetos em seus setores.
Foram diversas participações no programa ‘Sergipe é aqui’, do Governo do Estado, quando o SergipeTec levou os projetos de robótica do Centro Vocacional Tecnológico – CVT, as ações do Núcleo de Energias Renováveis e Eficiência Energética (Nerees), apresentou o laboratório de impressão 3D e distribuiu milhares de mudas da Biofábrica de Mudas para a população, incentivando o cuidado com o meio ambiente e o reflorestamento.
A diretoria e funcionários do parque também marcaram presença em grandes eventos como a inauguração da Unidade de Produção de Hidrocarbonetos Renováveis em Foz do Iguaçu, Conferência Regional de Ciência e Tecnologia em Recife, o Sergipe Oil e Gás, Seminário de Inovação, Seminário Nacional de TIC para Gestão Pública, FIEC Summit Hidrogênio Verde no Ceará, entre outros.
Nerees
O Núcleo de Energias Renováveis e Eficiência Energética de Sergipe (Nerees) iniciou o ano recebendo o Programa Futuras Cientistas, idealizado pelo Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene), que teve como objetivo estimular o interesse e promover a participação de mulheres professoras e estudantes do ensino médio, nas áreas de ciência e tecnologia. O Núcleo também realizou três edições do curso de Instalador de Sistemas Fotovoltaicos, capacitando dezenas de pessoas a instalar e manter sistemas de energia fotovoltaica, gerando mão de obra capacitada para o mercado sergipano.
A equipe de pesquisadores do Nerees apresentou trabalhos no V Congresso Nacional de Engenharia de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Conepetro). Em junho, foi realizado o 2º Fórum Sergipano de Hidrogênio com palestras, minicursos, mesas redondas e participação de profissionais de todo o país fomentando o cenário da transição energética e do hidrogênio verde.
O ponto alto foi a inauguração da Usina de Energia Solar Fotovoltaica, no formato de estacionamento Carport Solar, um estacionamento capaz de gerar energia fotovoltaica, em uma área de 546 metros quadrados, que capta a luz solar e transforma em energia elétrica para o parque e empresas com capacidade de 15.000 kwh por mês. Foram investidos R$ 465 mil.
CVT
O CVT promoveu cursos como Informática Básica, Inteligência Artificial, Costura Básica em Estampa Digital, Finanças Pessoais, Neuro Narrativa e também a palestra Criatividade no Instagram, capacitando mais de 500 jovens e adultos para o mercado de trabalho.
O setor também realizou, em parceria com o Banco do Estado de Sergipe (Banese), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) e a Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), a 2ª Edição do Programa Inovar-SE, que é um programa de incentivo a startups que oferece cursos de formação básica em tecnologia da informação (TI) para estudantes de escolas públicas. O programa teve a participação de 80 estudantes que apresentaram 16 projetos de inovação tecnológica voltados à educação e as 5 equipes vencedoras foram premiadas com R$ 10 mil cada.
Biofábrica de mudas
A Biofábrica de mudas do SergipeTec produz até um milhão de mudas por ano, e é dividida em laboratórios de multiplicação in vitro, produção massiva e livre de patógenos via seminal, garantindo a variabilidade genética e preservando espécies nativas dos biomas caatinga e mata atlântica. Foram realizadas milhares de doações de mudas frutíferas para a população e para órgãos municipais e do governo, levando qualidade ao meio ambiente e ajudando no reflorestamento das cidades e do estado.
Inovação
O setor de inovação do SergipeTec é a área de apoio ao empreendedorismo e inovação do parque. Atualmente, o SergipeTec conta com mais de 40 empresas entre pré-incubadas, incubadas e residentes. As empresas possuem à disposição toda uma estrutura formada por salas de aula, laboratórios, salas de reunião, co-working e auditório com capacidade para mais de 200 pessoas. As pré-incubadas e incubadas também possuem suporte em editais e consultoria na área de gestão, planejamento e gestão financeira.
Em 2024, chegaram novas empresas como o Smart Datacenter, uma empresa 100% sergipana que se destaca como o primeiro data center local da região e faz parte de um grupo empresarial, que tem experiência acumulada de mais de dez anos na área de tecnologia.
A HC Construções e Projetos Ambientais, residente do parque há cinco anos, inaugurou um novo laboratório de tratamento de água, ampliando o seu espaço no parque tecnológico.
Também chegou ao parque a LPS Trading Company LLC. Formada por oito empresas, a LPS-CWF HOLDING possui sede em Miami, nos EUA, África do Sul , Hong Kong, Sri Lanka e Portugal, e agora também integra o time de empresas do Parque Tecnológico de Sergipe.
A LPS é uma Trading Company, também conhecida como Comercial Exportadora, autorizada pela receita federal, que tem um papel importante no comércio exterior do Brasil, facilitando as operações de importação e exportação.
O setor também realizou o primeiro Hackathon do parque tecnológico, que consiste em uma maratona que reúne profissionais de diversas áreas para desenvolver soluções inovadoras em um curto período de tempo. O Hackathon Melhor AI contou com a participação de mais de 100 estudantes que tiveram o desafio de criar soluções inovadoras para transformar a educação em Sergipe. O objetivo da iniciativa foi fomentar o empreendedorismo e a inovação entre jovens estudantes, promover a inclusão social e a diversidade utilizando tecnologia, estabelecer conexões entre alunos, mentores e profissionais, além da criação de projetos relevantes para pré e incubação no SergipeTec.
Segundo o gestor de projetos do CVT, Vitor Vaz, o ano de 2024 foi um ano de consolidação das atividades do projeto Startup Sergipe, parceria com o Banese, onde houve um impacto muito positivo em relação ao surgimento de ideias e premiações dos alunos. Ele destacou, ainda, a junção sólida com as áreas de Inovação e de 3D no parque, a prestação de serviços com as catadoras de mangaba e com a prefeitura de Laranjeiras, o primeiro projeto de pesquisa aprovado com a Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec-SE), além da implantação da Fábrica de Software.
“A gente tem que citar também o Hackathon do SergipeTec MelhorAI, que foi o primeiro, e a ideia é que todo ano seja feito um Hackathon com matemática diferente, o Pitch Day e o Pré-Pitch, que foram dois eventos interessantes e também a participação da equipe do CVT no Rec’n’ Play em Recife. Então eu acredito que estes foram os grandes ganhos do CVT esse ano”, conclui.
“O ano de 2024 marcou um período de intensas atividades, avanços tecnológicos e parcerias estratégicas para o Nerees, consolidando Sergipe como um pólo emergente na transição energética sustentável. Tivemos a aprovação do projeto pioneiro de produção de hidrogênio verde, a implementação de uma usina solar fotovoltaica do tipo carport solar e o desenvolvimento de um projeto piloto para uso de energia solar em perímetros irrigados”, afirma o gestor de Energia e Sustentabilidade, Marcos Sobral, sobre as atividades do Nerees.
Entre as inúmeras atividades em 2024, Marcos Sobral destacou ainda a participação do SergipeTec no Congresso Nacional de Engenharia de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Conepetro), o intercâmbio técnico em Taiwan, compartilhando conhecimentos em energia renovável, o Fórum Sergipano de Hidrogênio, a participação na Hydrogen Expo South America, curso de instalador de sistemas fotovoltaicos. Organizou o Congresso Brasileiro de Sistemas Particulados (41º Enemp), concluindo as atividades com o sistema de bancada para eletrólise de água submetendo a proposta ‘HUB de Transição Energética’ à Finep, contratação da segunda etapa da usina solar e a elaboração de pré-projetos elétricos para escolas.
“As realizações de 2024 reforçam o compromisso do Nerees com a sustentabilidade e a inovação. Com avanços significativos em hidrogênio verde, energia solar e capacitação, o núcleo se prepara para enfrentar os desafios de 2025, alavancando a transição energética em Sergipe”, conclui Marcos.
Para o diretor-presidente do SergipeTec, José Augusto de Carvalho, o ano de 2024 foi um dos mais promissores para a comunidade científica e tecnológica sergipana. “Realizamos grandes projetos inovadores, um deles foi a inauguração da Usina de Energia Solar Fotovoltaica, como também marcamos presença em grandes eventos como a inauguração da Unidade de Produção de Hidrocarbonetos Renováveis em Foz do Iguaçu e na Conferência Regional de Ciência e Tecnologia em Recife”, disse.
Pedro Paulo Biccas Jr.
Jornalista (0003813/ES)
Cientista Político (USP)
Especialista em Planejamento Estratégico (FGV)
Especialista em Liderança, Mentalidade e Desenvolvimento Contínuo (PUC-RS)
Especialista em Mídias Digitais (FGV)