Sessão Especial é marcada por entrega de medalha e Títulos de Cidadania

Sessão Especial é marcada por entrega de medalha e Títulos de Cidadania

Na manhã desta segunda-feira, 16, aconteceu uma Sessão Especial no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), com a finalidade de entregar a Medalha da Ordem do Mérito Parlamentar ao médico ortopedista Walter Pinheiro, presidente do Ipesaúde; e Títulos de Cidadão Sergipano ao político, empresário e jornalista Clóvis Silveira (in memorian), ao empresário Rodrigo Moreto, diretor-geral da Carmo Energy e o professor, pesquisador e médico geneticista, especialista em doenças raras, Emerson Santana Santos. A autoria do deputado Dr. Samuel Carvalho (Cidadania).

Deputado Dr.Samuel Carvalho

De acordo com o parlamentar, os homenageados são das áreas política, médica e empresarial, mas todos têm em comum, o amor por Sergipe.

“Desde cedo eu aprendi que a gratidão é a alma do coração e Clóvis Silveira teve uma grande trajetória política, nos ajudou muito em 2018 quando eu era do PPS e estamos muito felizes em entregar essa homenagem a sua família representada aqui pelo seu neto, o Clóvis Neto. Agredeço aos colegas deputados que aprovaram por unanimidade os três Títulos e a Medalha da Ordem do Mérito ao nosso ex-secretário de Saúde e atual presidente do Ipesaúde. Os homenageados possuem trajetórias brilhantes e importantes serviços prestados ao estado de Sergipe. O Emerson Santana é um médico renomado no nosso estado. Nasceu no Rio de Janeiro, mas é 50% sergipano pois o pai é daqui; o Rodrigo Moreto tem um trabalho muito significativo através da Carmo Energy, gerando ICMS e contribuindo para o desenvolvimento do nosso estado. São pesosas que têm serviços relevantes prestados ao nosso estado e que hoje se tornaram de fato e de direito, cidadãos sergipanos”, ressalta Dr. Samuel Carvalho.

Para o médico Walter Pinheiro, o momento é de gratidão.  “Esse é um grande dia para agradecer pelo reconhecimento, que é fruto de um trabalho conjunto, enorme, com muitas pessoas envolvidas. Agradeço a minha família, meus pais e ao deputado Dr. Samuel, autor da propositura. Passa um filme na cabeça da gente, desde a pandemia atuando no Hospital de Urgência, o trabalho na Secretaria de Estado da Saúde, com programas importantes que impactaram na vida das pessoas. Agradeço aos amigos e a equipe, que parte dela me acompanha no Ipesaúde, onde a gente pretende seguir transformando sonhos em realidades; os desafios em oportunidades e acima de tudo, as vidas em história de dignidade e de esperança. Então, é um momento de alegria, de felicidade e reconhecimento. Que a gente possa desfrutar todos juntos”, afirma.

 

Médico geneticista Emerson Santana

O engenheiro civil Clóvis Silveira Neto recebeu a homenagem. Muito emocionado e sem conseguir segurar as lágrimas, ele destacou que o Título de Cidadania Sergipana eternia todo o trabalho desenvolvido em Sergipe pelo avô, que apesar de ser alagoano, desenvolveu ações em Sergipe, como político, empresário e jornalista, tendo morrido em janeiro de 2023, vítima de um câncer.

“Meu avô Clóvis participou das gestões de vários governadores sergipanos a exemplo de João Alves Filho e Albano Franco, além de ter sido secretário municipal na administração João Augusto Gama, em Aracaju. Fez muitos amigos aqui e vários deputados que passaram aqui nesta Casa, integravam partidos presididos por ele. Eu e toda a nossa família agradecemos ao deputado Dr. Samuel por essa homenagem”, afirma Clóvis Neto.

O empresário Rodrigo Moreto disse ter sido uma honra receber o convite da Alese para receber o Título de Cidadão Sergipano.

“Estamos há mais de 20 anos no estado trabalhando no setor de óleo e gás; agora recentemente, recebi o convite para ser o diretor-geral da Carmo Energy no Brasil, representando aqui em Sergipe. Foi um prazer juntar essas duas coisas e agora principalmente por me tornar um sergipano de verdade. Sempre fui nordestino e sergipano de coração, agora vou ter a honra de me apresentar como sergipano de  fato e de direito, aumentando a minha responsabilidade à frente da Carmo do Brasil junto ao estado, por saber que somos uma empresa de protagonismo na região, desenvolvendo regiões próximas à capital, contribuindo com o desenvolvimento do nosso povo, de forma sustentável”, observa.

Walter Pinheiro, diretor-presidente do Ipesaúde

Para o médico Emerson Santana, ao longo de 13 anos como professor em Sergipe, conseguiu seduzir alunos a entrar na especialidade das doenças raras. “Temos agora mais três jovens geneticistas que estão voltando para Sergipe com  finalidade de atuar com as doenças raras. A semente foi plantada e a gente tem conquistado vitórias. Eu nasci no Rio de Janeiro, mas geneticamente falando eu sou 50% sergipano porque meu pai nasceu aqui. Hoje de fato eu me torno 100% sergipano e com muito orgulho”, afirma ressalta agradecendo ao Dr. Samuel Carvalho e demais parlamentares pela aprovção do seu nome por unanimidade para receber o Título de Cidadão Sergipano.

A Mesa Diretora foi composta na Sessão Especial pelos deputados Samuel Carvalho e Luciano Pimentel (PP), pela ex-deputada e conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), Angélica Guimarães, os três homenageados e o neto de Clóvis Silveira o representando. No plenário e nas galerias, familiares e amigos acompanharam a entrega das honrarias e os discursos. O deputado Kaká Santos (União Brasil).

Fotos: Jadilson Simões/Alese