Trabalho Social: Prefeitura realiza oficina de biscuit para moradores do Recanto da Paz

Trabalho Social: Prefeitura realiza oficina de biscuit para moradores do Recanto da Paz

A Prefeitura de Aracaju, por intermédio do Projeto de Trabalho Social (PTS), concluiu a oficina de biscuit para os moradores da comunidade Recanto da Paz, localizada no bairro Aeroporto. Esta é uma iniciativa desenvolvida no âmbito do programa Pró-Moradia, do Ministério do Desenvolvimento Regional, executado pela empresa Souza Carvalho Projetos Sociais, sob o acompanhamento da Secretaria Municipal da Assistência Social, por meio da Diretoria de Gestão Social da Habitação.

Com o objetivo de garantir qualificação profissional para os moradores, bem como oportunizar a autonomia financeira, através do microempreendedorismo individual, o curso garante que a comunidade possa ter um desenvolvimento socioeconômico. O curso realizado no turno da noite, a pedido da comunidade, teve uma carga horária de 30 horas e contou com a participação de 20 moradores, sendo a totalidade das vagas ofertadas. Na oportunidade foram ensinadas técnicas para confecção de artesanatos decorativos em biscuit.

“As ações que estão sendo executadas aqui no residencial Recanto da Paz é uma cena de extrema importância, não só na capacitação profissional dos nossos beneficiários, mas também como um momento terapêutico. Esse curso de modelagem biscuit, que foi um momento não somente profissionalizante, mas uma forma de trabalhar a questão da saúde mental, alguns dos participantes nos declararam a importância desse momento de se desvincular um pouco dessa vida exaustiva e corrida do nosso dia a dia. A continuidade dessas atividades ofertadas ao longo do trabalho social na comunidade, além de gerar renda e qualificação, continuará dando um suporte na saúde mental” afirma a assistente social da empresa Souza Carvalho, Glécia Farias.

A instrutora do curso de Biscuit, Rosemeire de Andrade, conta que o curso foi abraçado por todos os moradores que participaram da atividade, tanto mulheres como homens. “Foram cinco dias de curso, mesmo com imprevistos, como as chuvas que aconteceram na cidade, em todas as noite de aula, todos os alunos compareceram. O Biscuit é um curso que precisa de calma e delicadeza para produção das peças e eles absorveram muito rápido as técnicas. Saio daqui com o sentimento de dever cumprido, vejo que o curso transformou a vida de todos, só de ver a alegria e sorriso deles. Em breve estaremos voltando com outras atividades de reciclagem e muito mais”, diz a instrutora.

Moradora há 20 anos no Recanto da Paz, a vendedora Kátia Regina Lima, conta que esse curso será uma maneira de garantir uma renda extra para a família. “Esse curso, para mim, foi maravilhoso. Agradeço a professora, que foi maravilhosa, pela oportunidade de aprender algo sem precisar pagar e que vai nos ajudar a ter uma renda melhor. Já estou pensando até quais artesanatos irei fazer e lembrancinhas de aniversário também”, conta

O morador Edgar da Silva Santos está atualmente desempregado e enxerga no curso uma oportunidade de melhorar de vida. “Para mim esse curso foi uma melhora em tudo, não sabia nem o que era biscuit. É uma oportunidade que eu tenho para começar um trabalho próprio enquanto não consigo um emprego de carteira assinada e depois quem sabe posso manter os dois. Eu não queria vir fazer o curso, mas o pessoal conversou comigo e agora no final recebendo o certificado, me sinto outra pessoa, gostei muito”, pontuou Edgar.