Aracaju nomeia Guardiões do Clima e lança nova rota de turismo sustentável

Aracaju nomeia Guardiões do Clima e lança nova rota de turismo sustentável

A Prefeitura de Aracaju deu um importante passo em direção à conscientização ambiental e ao turismo sustentável nesta quarta-feira, 4. Em cerimônia realizada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), foram nomeados 15 estudantes da rede municipal como Guardiões do Clima, dentro de um projeto que visa formar jovens agentes ambientais. O evento também marcou o lançamento de uma nova rota turística ecológica, em parceria com a Secretaria Municipal do Turismo (Setur).

O projeto Guardiões do Clima, desenvolvido em conjunto com a Secretaria Municipal da Educação (Semed), tem como objetivo fortalecer a educação ambiental nas escolas, envolvendo os alunos em um ciclo formativo que inclui contato direto com a natureza, experiências criativas e uso de tecnologias.

“Foi com muita alegria que nomeamos os Guardiões do Clima, um projeto que nasce da parceria entre a Sema e a Semed. Essas crianças serão protagonistas na educação ambiental. Elas vão vivenciar desde o plantio no Horto Municipal até experiências inovadoras com a equipe da UNIT Innovation. Queremos que compreendam, vivam e compartilhem o conhecimento sobre sustentabilidade, clima e o cuidado com o planeta”, destacou a secretária do Meio Ambiente, Emília Golzio.

Golzio ressaltou ainda a importância de envolver os mais jovens na pauta climática. “Colocar as crianças à frente de um tema tão urgente como a crise climática é plantar agora o futuro que queremos colher. São elas que vão nos ajudar a construir uma Aracaju mais verde, mais consciente e mais justa para todos.”

A seleção dos estudantes passou por várias etapas, incluindo provas e critérios técnicos, e os 15 alunos aprovados representarão suas escolas ao longo do desenvolvimento do projeto.

Turismo e meio ambiente de mãos dadas

Durante o evento, o secretário municipal de Turismo, Fábio Andrade, apresentou a nova proposta de rota turística ecológica, reforçando a integração entre turismo e sustentabilidade.

“Essas duas áreas caminham juntas. Não existe mais turismo sem meio ambiente. E as pessoas querem vivenciar a cidade, conhecer o mangue, o rio, participar de um plantio. É esse o objetivo da nova rota de turismo, que destaca a grandeza do Parque Natural do Poxim”, explicou Andrade.

Participação inclusiva

A cerimônia também contou com a presença dos alunos do projeto Incluzoom, que registraram o evento em atividades de fotografia. Lourdes Maria, mãe de um dos participantes, Lucas, destacou a importância da inclusão no processo educativo e ambiental. “Para eles, é um momento de autonomia muito bom. Lucas fica muito feliz participando, especialmente nesta Semana do Meio Ambiente, que é fundamental para todos nós”, afirmou.

Ao final do evento, os novos Guardiões do Clima receberam kits com materiais que irão auxiliar nas ações do projeto. Emília Golzio reforçou o compromisso da atual gestão com o desenvolvimento sustentável. “Queremos que este projeto se torne uma referência. Parabenizo cada estudante que hoje assume esse compromisso. Vocês são a esperança de um futuro melhor para todos nós.”