História de superação: marroquino encontra em Aracaju acolhimento, emprego e nova chance de vida

História de superação: marroquino encontra em Aracaju acolhimento, emprego e nova chance de vida

Marroquino, em situação de rua e enfrentando inúmeras dificuldades. Essa era a realidade de Hassan er Hassaf quando chegou a Aracaju. Sua trajetória mudou com o apoio da Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas), que lhe ofereceu acolhimento, encaminhamento profissional e a oportunidade de um recomeço.

Hassan chegou ao Brasil há pouco mais de dois anos em busca de melhores oportunidades. Após passar por estados como São Paulo, Rio Grande do Sul e Ceará, desembarcou em terras sergipanas com o sonho de conseguir um emprego. As tentativas frustradas e a dificuldade em arcar com aluguel o levaram à situação de rua.

Foi nesse momento que ele buscou ajuda no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e, a partir do encaminhamento, passou a ser acolhido na Casa de Passagem Freitas Brandão, equipamento da Semfas voltado para pessoas em vulnerabilidade social. Lá, recebeu cuidados básicos, alimentação, acompanhamento social e, principalmente, acolhimento humano.

“A Casa de Passagem fez coisas por mim que até minha mãe não fez. Aqui eu ganhei confiança, paz e felicidade. Isso não tem preço”, conta Hassan.

Com dedicação e disposição para se reerguer, Hassan recebeu o apoio da equipe da Casa de Passagem na elaboração de currículo, inscrição em cursos e encaminhamentos para entrevistas. Apesar das dificuldades com a língua, sua determinação se destacou e a Semfas buscou alternativas para inseri-lo no mercado de trabalho.

O esforço foi recompensado com a conquista de um emprego como técnico de manutenção na Prefeitura de Aracaju. A coordenadora da unidade, Kelly Teles, que acompanhou de perto o processo, destacou a emoção desse momento.

“Quando recebemos a notícia de que ele teria uma oportunidade, tivemos a certeza de que dar uma chance a alguém comprometido, educado e respeitoso foi uma das decisões mais acertadas da Semfas”, afirmou.

Para Hassan, a fé foi um pilar fundamental em sua trajetória.

“Aprendi que qualquer pessoa pode fazer planos, mas sempre existe o plano de Deus, que vai mudar tudo para o melhor. Tudo acontece no tempo certo Dele. É essa fé que me mantém firme e me faz acreditar que tudo vai se ajeitar”, conclui.

A história de Hassan é um exemplo de como o acolhimento social aliado às oportunidades podem transformar vidas, reafirmando o compromisso da Prefeitura de Aracaju com a dignidade e a inclusão social.