Prefeita Emília Corrêa acompanha nova etapa de retirada de fiação irregular no Centro de Aracaju

Prefeita Emília Corrêa acompanha nova etapa de retirada de fiação irregular no Centro de Aracaju

Nesta segunda-feira, 17, iniciou-se uma nova etapa das ações de regularização e retirada de cabos de telefonia e internet no bairro Centro, em Aracaju. A iniciativa, que visa reduzir riscos de acidentes e proteger consumidores, ocorre diante da grande quantidade de fiação clandestina acumulada ao longos dos anos no local, e é realizada pela Energisa, com apoio da Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), e Guarda Municipal de Aracaju (GMA), e do Ministério Público Estadual (MPE). A prefeita Emília Corrêa acompanhou as ações na manhã de hoje e reforçou que a operação integra o planejamento estratégico da gestão, para modernização e revitalização do Centro de Aracaju.

“Essa iniciativa faz parte do nosso compromisso de revitalizar o Centro. Já realizamos serviços de drenagem que reduziram alagamentos no período de chuvas, organizamos os ambulantes para melhorar o trânsito e reestruturamos a feira do Centro. A retirada dessa fiação é fundamental para garantir segurança e reduzir a poluição visual. E o trabalho vai continuar por toda a cidade”, afirmou Emília.

A ação vem sendo executada de forma contínua e já contabiliza mais de 16 toneladas de fios retirados, chegando agora à sua terceira fase. A operação também foi acompanhada pela promotora de Justiça, Euza Missano, da Promotoria de Defesa do Consumidor, responsável pelo inquérito civil sobre o tema. Segundo ela, a iniciativa representa um avanço importante. “É fundamental esse esforço conjunto dos vários órgãos de fiscalização e segurança. Era uma demanda muito solicitada por comerciantes e frequentadores. A ação incentiva que as empresas se regularizem, procurem a Energisa para formalizar seus contratos e atuem dentro da legalidade. Isso é importante não só pela questão visual, mas principalmente pela segurança dos usuários”, destacou.

A Energisa é responsável pelo mapeamento e pela retirada dos fios irregulares. O gerente de construção e manutenção da empresa, Thyago Tanouss, explicou que a operação é planejada para garantir mais segurança. “O objetivo é regularizar o excesso de fiação clandestina e desordenada. Já atuamos na Coroa do Meio, na Avenida Tancredo Neves e agora chegamos à terceira etapa, no Centro, que é uma área complexa pela quantidade de cabos e pelo fluxo intenso de pedestres e veículos. O trabalho é realizado em parceria com a Prefeitura e o Ministério Público para organizar essa situação”, afirmou.

O presidente da Emurb, Sérgio Guimarães, destacou que a Prefeitura segue dando total apoio à ação de retirada dos cabeamentos irregulares no Centro da cidade. Segundo ele, além de cobrar à Energisa a remoção dos fios, a Emurb também vai disponibilizar equipes de campo para acelerar a execução do serviço. “Esse reforço operacional está previsto dentro de um processo que continua em andamento por meio de licitação”, explica o gestor.

O secretário da Seplog, Thyago Silva, por sua vez, destacou o impacto positivo da iniciativa. “Essa era uma ação já desejada pela prefeita Emília e que agora se torna realidade. A retirada dos cabos inutilizados representa mais um passo importante na transformação da nossa capital, tornando o Centro mais sustentável, organizado e agradável”, afirmou.

Já o secretário de Turismo, Fábio Andrade, reforçou a importância da operação para a valorização do patrimônio histórico da cidade. “Esse trabalho faz parte do planejamento da prefeita Emília para retirar o excesso de fios, principalmente no Centro. É uma ação integrada que fortalece essa nova Aracaju, que valoriza sua história e seu patrimônio”, concluiu.