Prefeita Emília Corrêa prestigia posse da conselheira Angélica Guimarães como presidente do TCE/SE

Prefeita Emília Corrêa prestigia posse da conselheira Angélica Guimarães como presidente do TCE/SE

A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, participou nesta quinta-feira, 11, da posse da conselheira Angélica Guimarães como nova presidente do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), eleita para o biênio 2026/2027 e terceira mulher a assumir o comando da Corte, sucedendo a conselheira Suzana Azevedo. A solenidade também marcou a posse de Luiz Augusto Ribeiro como vice-presidente e de José Carlos Felizola Filho na Corregedoria-Geral.

“Ver uma mulher assumir a presidência de uma instituição tão importante reafirma o avanço, a representatividade e a força feminina nos espaços de decisão e de construção da democracia. Desejo um excelente trabalho à conselheira Angélica Guimarães, que assume essa grande missão, e também aos conselheiros Luiz Augusto Ribeiro e José Carlos Felizola. Agora, devidamente empossados, que desempenhem suas funções com dedicação e continuem contribuindo para o fortalecimento da nossa instituição”, disse Emília Corrêa.

A prefeita reforçou, ainda, a importância da parceria entre a Prefeitura de Aracaju e o TCE-SE, especialmente em iniciativas que fortalecem a transparência, o planejamento e a correta aplicação dos recursos públicos, pilares que têm guiado sua gestão desde o início. “É de suma importância a parceria entre a Prefeitura de Aracaju e o Tribunal de Contas do Estado. Trabalhamos lado a lado em iniciativas que fortalecem a transparência, o planejamento e a correta aplicação dos recursos públicos. Esses são pilares que orientam nossa gestão desde o primeiro dia”, afirmou.

Natural de Japoatã, baixo São Francisco sergipano, a nova presidente do TCE/SE, Angélica Guimarães, é médica, ex-deputada estadual por quatro mandatos e primeira mulher a presidir a Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), cargo que exerceu por dois biênios. A conselheira ingressou no TCE/SE em janeiro de 2015. No Tribunal, já desempenhou funções relevantes, a exemplo de Corregedora-Geral e Ouvidoria.

“Meus sinceros agradecimentos aos colegas conselheiros que aprovaram meu nome para conduzir esta Casa pelos próximos dois anos. Estou certa de que o cotidiano harmonioso e o espírito público que nos regem serão fundamentos que também nos unem solidariamente para, juntos, desenvolvermos nossa missão constitucional. Elevo meu pensamento a Deus para agradecer a oportunidade de dirigir o Tribunal de Contas do meu Estado, órgão de grande importância no âmbito da administração pública”, disse a presidente Angélica Guimarães em seu discurso de posse.

A nova Mesa Diretora dará início ao mandato em janeiro de 2026. O TCE também anunciou indicação da direção da Escola de Contas José Amado Nascimento (Escontas), que será conduzida pelo conselheiro Luis Alberto Meneses, e para a Ouvidoria, que ficará sob responsabilidade do conselheiro Ulices Andrade no próximo biênio.