Prefeitura de Lagarto recolhe animais que atacaram população no bairro Cidade Nova
Após o registro de uma série de ataques contra cidadãos, em especial no bairro Cidade Nova, causado por uma matilha de cães, a Prefeitura Municipal de Lagarto, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a partir do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), enviou equipes para recolher esses animais, retirando-os das ruas. A medida visa promover a segurança e o bem-estar tanto dos lagartenses quanto dos próprios cachorros.
Os relatos daqueles que procuraram ajuda médica após o registro de incidentes dão conta de 7 animais, no total, que estavam causando transtornos, com reclamações de mordidas e perseguições. A equipe técnica da CCZ fez uma busca e conseguiu retirar das ruas quatro deles, inclusive a cadela responsável pelo ataque a uma senhora na manhã desta sexta-feira, 5.
Os cães foram levados à sede do CCZ e estão recebendo todo o cuidado necessário, desde a vacinação, alimentação e higiene, conforme explica a coordenadora de Controle de Vetores, Paloma Rodrigues.
“Os animais recolhidos são alojados em local apropriado, recebendo alimentação e abrigo adequado. Além disso, cada um recebe atendimento veterinário, de maneira que são submetidos a exame clínicos, tratamento para possíveis enfermidades, assim como vacinação, vermifugação e, caso necessário, castração, como forma de controle populacional ético”.
Para além de retirar os cachorros agressivos das ruas, evitando os ataques, o trabalho é importante também para prevenir e controlar doenças transmitidas pelos bichanos, como a raiva, leptospirose e escabiose.
Após os cuidados iniciais, os animais serão disponibilizados para adoção responsável, mediante análise de perfis dos interessados, garantindo que tenham um lar seguro e adequado.
Editor-chefe, publicitário, jornalista e especialista em marketing político, com vasta experiência em gestão editorial, desenvolvimento de estratégias de comunicação e campanhas políticas de alto impacto.