Prefeitura reúne coordenadores de Cras para alinhar estratégias de atendimento
A Prefeitura de Aracaju realizou na tarde desta quinta-feira, 16, através da coordenadoria da Proteção Social Básica (PSB) da Secretaria Municipal da Assistência Social, uma reunião no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Maria José de Menezes, localizado no bairro Porto Dantas, com os coordenadores dos 17 Cras da capital, com objetivo de definir estratégias e metas para uma melhor execução do serviço.
A reunião pautou as diretrizes para que os usuários dos equipamentos recebam, cada vez, um atendimento personalizado. Além disso, o encontro foi fundamental para manter um diálogo aberto entre os profissionais da Proteção Social Básica.
“Entendemos que é muito importante esse espaço de discussão com os gestores locais, porque são eles que estão no dia a dia, no cotidiano, dialogando, atendendo, ouvindo todas as demandas da população, daqueles usuários que acessam os nossos serviços. Então, na verdade, nós estivemos aqui para traçar qual é a nossa estratégia para atender essas demandas e também ouvir, discutindo os desafios que eles têm pela frente, para que a gente possa qualificar cada vez mais o serviço. Se faz necessário que a gente construa isso coletivamente com quem está lá na ponta, atendendo diariamente nossos usuários”, afirmou a secretária da Assistência Social de Aracaju, Rosária Rabelo.
Para o coordenador da PSB, Reginaldo Vieira, é necessário reunir as coordenações para debater metodologias, pensar ações e estratégias de como ajustar e melhorar os serviços nos equipamentos.
“Realizamos essa reunião com a secretária, que nos trouxe uma estrutura de como é que vão funcionar os serviços. Foi definida uma estratégia de ações dentro da Assistência Social a partir dos cinco distritos da capital, a estrutura organizacional de como é que os departamentos vão funcionar e a partir disso vamos estabelecer como é que vamos fazer cada ação. Com todas essas ações iremos construir relatórios para que a gente possa, de fato, dar um retorno à sociedade do que estamos fazendo”, disse Reginaldo.
“Temos esse compromisso de mostrar para a sociedade o nosso trabalho, o que é que estamos fazendo nos Cras, além de deixar para as próximas gestões propostas, metodologias, fluxos, protocolos para que possa ser feito um atendimento, e os serviços sejam prestados na ponta, da melhor maneira possível para a comunidade”, acrescenta o coordenador.
Coordenadora do Cras Carlos Fernandes, Vivian Almeida conta que um momento para um amplo debate de ideias, sugestões e troca de experiências só favorece as comunidades e usuários da capital. “Nós temos boas práticas em todos os territórios e esses momentos são para compartilhar com os colegas as experiências exitosas nos territórios. Então, essas reuniões a gente precisa fortalecer cada vez mais, porque com planejamento e direcionamento a gente consegue fluir melhor com o fluxo das demandas que nos aparecem no dia a dia do trabalho nos Cras”, pontuou a coordenadora.
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular. Clique Aqui